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dc.contributor.advisorRosa, Saul Isaias da-
dc.contributor.authorFerreira, Luiz Henrique de Araujo-
dc.date.accessioned2020-01-29T10:08:27Z-
dc.date.available2020-01-29T10:08:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5304-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino por Competências é uma nova metodologia de ensino que está em vigor nas escolas de formação de oficiais de carreira do Exército Brasileiro (EB) e está sendo implantada, no corrente ano, nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). O processo de avaliação de aprendizagem sofreu mudanças significativas com a implantação desta nova metodologia de ensino. Um dos princípios básicos da avaliação por competências é a realização, sempre que possível, da Avaliação Formativa (AF). O objetivo geral desta pesquisa é esclarecer se a carga horária (Cg H) dos NPOR é suficiente para aplicar a AF ao longo das disciplinas do curso. Com base em pesquisa documental, foram apresentas as características do processo de avaliação da aprendizagem, as vantagens da aplicação da AF e as ferramentas que podem ser utilizadas em sua elaboração. Por meio da análise qualitativa das respostas de questionários encaminhados aos Instrutores Chefes (Instr Ch) de 11 (onze) NPOR e de entrevistas concedidas por militares da Seção de Ensino, da Diretoria de Educação Superior Militar, ficou esclarecido que a Cg H dos NPOR é suficiente para aplicar a AF ao longo das disciplinas, sem prejuízo da instrução. No entanto, é importante que a equipe de instrução, sob coordenação do Instr Ch, distribua adequadamente uma parte da Cg H da instrução para aplicação das AF e para a realização da Retificação da Aprendizagem (RETAP), a fim de executar todas as etapas previstas no processo de avaliação da aprendizagem do Ensino por Competências. Foi verificado, também, que o Ambiente Virtual da Aprendizagem pode ser um instrumento de avaliação adequado ao NPOR, pela possibilidade de empregá-lo para aplicação das AF e para a realização da RETAP sem, necessariamente, utilizar a Cg H da instruçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por competênciaspt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.titleA influência do processo de avaliação da aprendizagem por competências sobre a carga horária total dos núcleos de preparação de oficiais da reservapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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