Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5304
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosa, Saul Isaias da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Luiz Henrique de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T10:08:27Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T10:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5304 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino por Competências é uma nova metodologia de ensino que está em vigor nas escolas de formação de oficiais de carreira do Exército Brasileiro (EB) e está sendo implantada, no corrente ano, nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). O processo de avaliação de aprendizagem sofreu mudanças significativas com a implantação desta nova metodologia de ensino. Um dos princípios básicos da avaliação por competências é a realização, sempre que possível, da Avaliação Formativa (AF). O objetivo geral desta pesquisa é esclarecer se a carga horária (Cg H) dos NPOR é suficiente para aplicar a AF ao longo das disciplinas do curso. Com base em pesquisa documental, foram apresentas as características do processo de avaliação da aprendizagem, as vantagens da aplicação da AF e as ferramentas que podem ser utilizadas em sua elaboração. Por meio da análise qualitativa das respostas de questionários encaminhados aos Instrutores Chefes (Instr Ch) de 11 (onze) NPOR e de entrevistas concedidas por militares da Seção de Ensino, da Diretoria de Educação Superior Militar, ficou esclarecido que a Cg H dos NPOR é suficiente para aplicar a AF ao longo das disciplinas, sem prejuízo da instrução. No entanto, é importante que a equipe de instrução, sob coordenação do Instr Ch, distribua adequadamente uma parte da Cg H da instrução para aplicação das AF e para a realização da Retificação da Aprendizagem (RETAP), a fim de executar todas as etapas previstas no processo de avaliação da aprendizagem do Ensino por Competências. Foi verificado, também, que o Ambiente Virtual da Aprendizagem pode ser um instrumento de avaliação adequado ao NPOR, pela possibilidade de empregá-lo para aplicação das AF e para a realização da RETAP sem, necessariamente, utilizar a Cg H da instrução | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino por competências | pt_BR |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A influência do processo de avaliação da aprendizagem por competências sobre a carga horária total dos núcleos de preparação de oficiais da reserva | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Cap Luiz Henrique.pdf | 652,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.