Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAnjos, Ednaldo Leão dos-
dc.contributor.authorSilva, Isadora Eckardt da-
dc.date.accessioned2020-01-27T19:54:21Z-
dc.date.available2020-01-27T19:54:21Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5283-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é discutir a carga de atividades curriculares e extracurriculares desempenhadas pelos ensinos fundamental e médio no Colégio Militar de Porto Alegre, no sentido de apontar para o fato de que esta carga está excessiva, tendo como consequência a queda do rendimento escolar. Para se levantar as questões discutidas, o texto foi dividido em sete partes, o que reflete as etapas dentro das quais esta pesquisa foi realizada. Na primeira parte, eu analiso os problemas do ensino atual, os quais causam a queda do rendimento dos alunos na escola. Nesta fase, concluí que o principal obstáculo para um ensino eficiente e prazeroso é a questão da grande quantidade de matéria que tem que se ministrar em uma quantidade muito pequena de tempo, o que em muito diminui a qualidade do ensino. Some-se a isso grande quantidade de atividades extracurriculares desempenhada pelos alunos também. Na segunda parte, eu analiso a distribuição de atividades do ensino médio, concluindo que os períodos de aula de apenas quarenta e cinco minutos também prejudicam o rendimento dos alunos no sentido de dificultarem tanto o aprofundamento da matéria quanto a concentração dos discentes. Já na terceira parte, eu analiso a distribuição de aulas e atividades no ensino fundamental, discorrendo, em especial, sobre a questão do ensino integral, isto é, aquele com aulas regulares no turno da manhã e no turno da tarde. Na quarta parte deste artigo, eu apresento algumas sugestões e propostas como saída para o problema aqui analisado, isto é, a sobrecarga de atividades dos alunos no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil. Logo em seguida, na quinta parte, eu escrevo sobre as atividades voluntárias versus as atividades obrigatórias dos Colégios Militares, apontando que esta dinâmica, se bem explorada, é uma riqueza do Sistema que deve ser usada sempre a favor da excelência do ensino. Na sexta parte do texto, eu apresento a importância do ócio, e mesmo do lazer, para o bem-estar de qualquer ser humano, seja ele criança, adolescente ou adulto. Por fim, na sétima e última parte do artigo, apresento o fato de que o próprio Sistema Colégio Militar do Brasil já tem diretrizes que apontam para direção a qual defendo no presente trabalho. Tendo em vista que o principal problema do ensino atualmente é o atropelo com o qual grandes quantidades de matéria e atividades são trabalhadas, o que em muito prejudica a construção do conhecimento, concluo, por conseguinte, que o Sistema não precisa mudar a natureza de suas atividades, e nem mesmo necessita de mais recursos do ponto de vista material. O Sistema precisa, simplesmente, ter mais foco e prioridades mais claras, e assim diminuir sua gama de atividades.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this article is to discuss the amount of curricular as well as extracurricular activities performed at elementary and high school at Colégio Militar de Porto Alegre. Considering that this amount is excessive, this is causing students’ low grades and consequent bad results in their studies’ performance. In order to analyze the issue, the text was divided into seven sessions, which reflects the phases in which this research was carried out. On the first part, I analyze the problems education is facing currently, which cause the students’ bad results mentioned above. On this part, I concluded that the main obstacle for an efficient and pleasant education is that there’s is a huge amount of subject to be ministered within a very short amount of time, whose consequence is a great decrease in the quality of our education. Besides that, the huge quantity of extracurricular activities performed by the students is also enhancing the problem discussed here. On the second part of this article, I analyze the distribution of activities at high school, concluding that the classes lasting only forty-five minutes also undermine the students’ performance, considering that this makes it difficult for the teacher to deliver the subject more carefully and in detail, and, this also disturbs the students’ concentration. On the third part, I present the distribution of classes and activities at elementary school, discussing, specifically, about the full-time education, that is, regular classes in the morning and in the afternoon. On the fourth part of this article, I present some suggestions and proposals to solve the problem in focus here, that is to say, the excessive amount of activities performed by the students within the Military Educational System of Brazil. After this, on the fifth part of the text, I write about the voluntary activities versus the compulsory ones carried out at Military Schools, pointing that if this structure is well explored, it results in advantages in favor of the Military Educational System. On the next part, I show the importance of idleness and even of leisure for the welfare of any human being, no matter if it is a child, a teenager or even an adult. Finally, on the seventh part of this article, I point the fact that the own Military Educational System in Brazil has guidelines that agree with the ideas supported on this paper. Having in mind that the main educational problem nowadays is that too many activities and a huge quantity of school subjects are dealt with in a very short period of time, I conclude, consequently, that, the Military Educational System in Brazil neither needs to change the bases of its activities, nor needs more financial resources. The System only needs to have clearer focus and priorities, so as to decrease the quantity of activities performed by its students currently.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleConsiderações sobre a carga de atividades discentes no âmbito do sistema Colégio Militar do Brasil: o excesso de atividades e sua ligação com a perda da excelência diferenciada do sistemapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CAM_QCO_2019_Cap Isadora.pdf354 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.