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dc.contributor.advisorGóes, Domingos Fernando Santos Batalha-
dc.contributor.authorD’osso, Gleibson Fernandes-
dc.date.accessioned2020-01-27T18:44:23Z-
dc.date.available2020-01-27T18:44:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5272-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva avaliar o impacto em amplitude no desempenho subsequente dos profissionais do Colégio Militar de Brasília (CMB) que participaram da capacitação lato sensu em Educação Inclusiva. Realizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva, além de análise documental. A população estudada foi a dos concludentes da especialização em Educação Especial e Inclusiva, que permanecem efetivos no CMB, abrangendo o período dos últimos cinco anos. Não houve previsão de amostragem, pois a pesquisa atingiu a totalidade da população. O instrumental para coleta de dados foi a Escala de Autoavaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho – Medida em Amplitude – (Abbad 1999), que teve seus itens analisados em termos percentuais. A interpretação das informações indicou significativas modificações no desempenho geral, motivação, autoconfiança e receptividade a mudanças nos processos de trabalho dos concludentes. Os dados colhidos fornecem o feedback de que essa ação de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tem sido efetiva e comprova que a avaliação do treinamento é uma importante ferramenta da área de Gestão de Pessoas, podendo ser amplamente utilizada no Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to evaluate the impact on the subsequent performance of professionals from the Colégio Militar de Brasília (CMB) who participated in lato sensu training in Inclusive Education. An applied research was conducted, with qualitative approach, descriptive purpose and also document analysis. The population of this study was the professionals who completed specialization in Special and Inclusive Education, who remain effective in the CMB, covering the period of the last five years. The survey covered the entire population, so there was no sampling forecast. The instrument for data collection was the Work Training Impact Self-Assessment Scale - Measure an Amplitude - (Abbad 1999), which had its items analyzed as a percentage. The analysis of the information indicated significant changes in the overall performance, motivation, self-confidence and responsiveness to changes in the work processes of the professionals who completed the training. The data collected provide feedback that this Training, Development and Education (TD&E) action has been effective and proves that training evaluation is an important tool in the People Management area and can be widely used in the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação inclusiva no Colégio Militar de Brasília: avaliação do impacto da capacitação lato sensu no desempenho profissional dos concludentespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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