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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Leonardo da Silva-
dc.contributor.advisorCerqueira, Rodrigo Andrade-
dc.contributor.authorMaia, Lucas Pinheiro-
dc.date.accessioned2020-01-27T17:48:37Z-
dc.date.available2020-01-27T17:48:37Z-
dc.date.issued2020-01-15-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/5218-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde, pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização em Aplicações Complementares às Ciências Militares.pt_BR
dc.description.abstractA profissão militar possui características únicas, que a diferencia das demais carreiras. O militar necessita de sujeitar-se aos diversos preceitos da instituição e sofre, continuamente, altas exigências no seu desempenho físico, emocional e intelectual. Durante a formação militar, são exigidos do indivíduo treinamentos físicos diários, testes cognitivos frequentes e uma reserva psicológica eficaz para suportar estas e outras mudanças em seu cotidiano. Quando esta reserva psicológica se esgota, são evidenciados os efeitos negativos do estresse, relacionados diretamente com a diminuição do desempenho no curso e ao aumento dos índices de desistência. O estresse, então, leva a uma sequência de transformações na fisiologia individual, que resultam no aparecimento de diversos sintomas e predispõem o indivíduo a patologias crônicas. As estratégias de enfrentamento são recursos que podem ser utilizados para minimizar os efeitos deletérios do estresse. Tais estratégias podem ser de dois tipos: focadas no problema ou focadas na emoção. Diversos estudos demonstram que o uso eficaz destas estratégias, principalmente as focadas na emoção, estão ligadas a um melhor desempenho dos alunos durante o seu curso, bem como uma melhor adaptação à vida militar._______________________________________________________________ABSTRACT The military profession has unique characteristics that differentiate it from other careers. The military needs to be subject to the various precepts of the institution and continually suffers high demands on its physical, emotional and intellectual performance. Military training, therefore, requires from the individual, during the training course, daily physical training, frequent cognitive tests and an effective psychological reserve to support these and other changes in their daily lives. When this psychological reserve runs out, the negative effects of stress becomes evident, directly related to the decrease in the course performance and to the increase in the dropout rates. Stress, then, leads to a sequence of transformations in individual physiology, resulting in the appearance of various symptoms and predisposing the individual to chronic diseases. Coping strategies are resources that can be used to minimize the effects of stress. Such strategies can be of two types: problem-focused or emotion-focused. Several studies show that the effective use of these strategies, especially those focused on emotion, is linked to a better performance of the students during their course, as well as better adaptation to military life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia militarpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectEstratégias de enfrentamentopt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.titleEstresse e estratégias de enfrentamento na formação militarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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