Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMessias, Cinthia Maria da Fontoura-
dc.contributor.authorSantos, Aline Amado dos-
dc.date.accessioned2019-11-22T14:55:39Z-
dc.date.available2019-11-22T14:55:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4864-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral integrar os conceitos básicos e a informação científica relevante e atualizada sobre a certificação em Língua Inglesa dos militares do Exército Brasileiro (EB) através dos exames da Universidade de Cambridge. Também pretendeu-se comprovar os benefícios do estudo para a aprovação nos exames internacionais e como eles afetariam os militares nas esferas profissional e pessoal. Com a finalidade de responder às questões de estudo, atingir o objetivo geral e solucionar o problema de pesquisa, foram traçados os objetivos específicos de analisar, por meio de revisão bibliográfica das diretrizes do EB, dados obtidos no BFEsp e informações da Universidade de Cambridge; compreender quais são os padrões internacionais de Cambridge para o melhor aproveitamento dos militares; recomendar os exames para a melhora da capacidade comunicativa dos militares; e motivar os militares do Exército Brasileiro a realizarem a certificação linguística em Língua Inglesa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica da diretriz para o Sistema de Ensino de Idiomas e Certificação de Proficiência Linguística do Exército, assim como as diretrizes do Quadro Comum de Referência Europeu e da Universidade de Cambridge, e autores de referência na área de ensino de língua estrangeira. Após a análise supracitada, concluiu-se que os padrões internacionais de Cambridge permitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas em contexto comunicativo: a fala, a escrita, a compreensão auditiva e a compreensão leitora e que o desempenho linguístico é aperfeiçoado e embasado na comunicação, e não no estudo detalhado e isolado de estruturas gramaticais. O impacto da fluência comunicativa em inglês pode ser percebido nas oportunidades na caserna (como missões no exterior) e também na vida pessoal do militar como viagens internacionais com a família, utilizando a língua inglesa como meio de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract This study aimed to integrate the basic concepts and the relevant and updated scientific information about the certification in English language of the Brazilian Army (BA) through the exams of the University of Cambridge. It was also intended to reflect on the benefits of the study for such international examinations and how they would affect the soldier in the professional and personal spheres. In order to answer the study questions, achieve the general objective and solve the research problem, the specific objectives of analyzing, through literature review, the BA guidelines were outlined; understand what Cambridge international standards are for the best use in the military; recommend examinations to improve the communicative capacity of the military; and motivate the Brazilian Army soldiers to undertake English language certification. The methodology used was the literature review of the Army Language Teaching System and Language Proficiency Certification guidelines as well as the Common European Framework and University of Cambridge guidelines and reference authors in the field of foreign language teaching. Following the above analysis, it was concluded that the Cambridge International Standards allow the development of the four language skills in a communicative context: speaking, writing, listening and reading comprehension and that language performance is increased and based on communication, and not in the detailed and isolated study of grammatical structures. The impact of communicative fluency in English can be seen in opportunities in the barracks as well as in the soldier's personal life, such as when he can experience reading and travel using the English language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProficiência linguística - Inglêspt_BR
dc.subjectInglês - Ensinopt_BR
dc.subjectSistema de Ensino de Idiomas e Certificação de Proficiência Linguística do Exército (SEICPLEX)pt_BR
dc.subjectUniversidade de Cambridgept_BR
dc.titleCertificação em língua inglesa no Exército Brasileiro: a Universidade de Cambridge como caminho para o aperfeiçoamento linguístico dos militarespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM_QC_2019_Cap Aline Amado.pdf489,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.