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dc.contributor.advisorDardengo, Vinícius Ferreira-
dc.contributor.authorBodart, Alfredo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-11-06T18:32:05Z-
dc.date.available2019-11-06T18:32:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4721-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou verificar o desempenho dos cadetes de artilharia da AMAN na matéria Observação antes e após a utilização do SIMAF, constatar se o uso da simulação contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e se esta agiu como facilitador deste. Seguindo a tendência mundial, exércitos do mundo inteiro estão aderindo ao uso de simuladores como meio de adestrar suas tropas, face as limitações impostas pelo meio ambiente, espaço geográfico ou legislações, impondo naturalmente uma limitação para a prática real de diversas atividades. Nesse contexto, o Exército Brasileiro adotou o uso de simulação no adestramento e no ensino, implantada através da Diretriz de Gestão do Sistema de Simulação para o ensino do Departamento de Educação e Cultura do Exército (SIMENS – DECEx). O modelo de treinamento com o uso de simuladores mostrou ser altamente eficaz, porém há uma lacuna no conhecimento quanto às metodologias de emprego de simulação no processo ensino-aprendizagem no ensino militar da linha bélica. Portanto, verificou-se a necessidade de realização desse estudo. Foram selecionados para responderem ao instrumento de coleta de dados cadetes do 2º, 3º e 4º ano de formação da AMAN, do curso de Artilharia, e os quais fossem voluntários. Os resultados obtidos foram confrontados com a revisão de literatura, procurando-se obter subsídios que embasassem a metodologia aplicada a simulação para a consecução dos objetivos dispostos no Plano de Disciplina (PLADIS) do subsistema de artilharia: observação. A amostra entendeu que o tipo de simulação usada foi apropriado às necessidades (simulação virtual), julgaram que seu entendimento sobre a disciplina melhorou após o uso do SIMAF. Foi identificada que a fase da instrução que mais colaborou para o aprendizado foi a prática conduzida pelo instrutor, ao mesmo tempo que foi identificado a análise pós-ação (APA ou debriefing) como uma ferramenta não aplicada nesse tipo de instrução. Enfim, o uso da simulação atuou como facilitador do processo ensino-aprendizagem, contribuindo positivamente para o subsistema de artilharia observação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectObservaçãopt_BR
dc.subjectSimulação virtualpt_BR
dc.subjectSIMAFpt_BR
dc.titleEmprego da simulação no processo ensino-aprendizagem na consecução dos objetivos do PLADIS do subsistema observação dos cadetes de artilharia da AMANpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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