Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima Filho, Paulo Davi de Barros-
dc.contributor.authorCouto, Anderson Araujo Fernandes do-
dc.date.accessioned2019-11-06T14:55:49Z-
dc.date.available2019-11-06T14:55:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4674-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO ensino à distância cresce em larga escala ao redor do mundo e não é diferente no âmbito do Exército Brasileiro. Nesse contexto a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) ministra diversos cursos que incluem carga horária nesta modalidade de ensino, possibilitando economia de recursos e otimizando o aperfeiçoamento dos seus discentes. O presente estudo teve por objetivo analisar o ensino à distância da EsAO pela ótica dos instrutores da Seção de Educação à Distância (EAD), definir o papel e a importância do tutor à distância no processo de ensino-aprendizagem, identificar a capacitação necessária para o tutor EAD e avaliar a dosagem de tutores na Seção de Educação à Distância da EsAO. O trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos, legislações e páginas institucionais, além de entrevistas com cinco instrutores da Seção EAD da EsAO, a fim de colher informações para embasar a pesquisa. O estudo mostra que os instrutores da Seção EAD da EsAO possuem pouca ou nenhuma experiência prévia na docência, além de possuírem pouca ou nenhuma capacitação específica na área de EAD, apesar de possuírem altos níveis de capacitação teórica e técnica. Outro resultado obtido pela pesquisa é o grande número de discentes por tutor, além da grande carga de atividades administrativas não relativas ao ensino desempenhadas pelos instrutores. Por meio desse estudo, conclui-se sobre a grande importância da tutoria na EAD da EsAO, a necessidade de capacitação específica para os instrutores da Seção EAD e a adoção de medidas para minimizar o impacto de atividades administrativas na rotina de ensino e reduzir o efetivo de alunos por tutor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTutorpt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.titleTutoria em educação à distância : uma análise dos tutores dos cursos EAD da EsAOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Cap Anderson Couto.pdf888,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.