Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4674
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima Filho, Paulo Davi de Barros | - |
dc.contributor.author | Couto, Anderson Araujo Fernandes do | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T14:55:49Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06T14:55:49Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4674 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino à distância cresce em larga escala ao redor do mundo e não é diferente no âmbito do Exército Brasileiro. Nesse contexto a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) ministra diversos cursos que incluem carga horária nesta modalidade de ensino, possibilitando economia de recursos e otimizando o aperfeiçoamento dos seus discentes. O presente estudo teve por objetivo analisar o ensino à distância da EsAO pela ótica dos instrutores da Seção de Educação à Distância (EAD), definir o papel e a importância do tutor à distância no processo de ensino-aprendizagem, identificar a capacitação necessária para o tutor EAD e avaliar a dosagem de tutores na Seção de Educação à Distância da EsAO. O trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica em trabalhos científicos, legislações e páginas institucionais, além de entrevistas com cinco instrutores da Seção EAD da EsAO, a fim de colher informações para embasar a pesquisa. O estudo mostra que os instrutores da Seção EAD da EsAO possuem pouca ou nenhuma experiência prévia na docência, além de possuírem pouca ou nenhuma capacitação específica na área de EAD, apesar de possuírem altos níveis de capacitação teórica e técnica. Outro resultado obtido pela pesquisa é o grande número de discentes por tutor, além da grande carga de atividades administrativas não relativas ao ensino desempenhadas pelos instrutores. Por meio desse estudo, conclui-se sobre a grande importância da tutoria na EAD da EsAO, a necessidade de capacitação específica para os instrutores da Seção EAD e a adoção de medidas para minimizar o impacto de atividades administrativas na rotina de ensino e reduzir o efetivo de alunos por tutor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Tutor | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.title | Tutoria em educação à distância : uma análise dos tutores dos cursos EAD da EsAO | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Cap Anderson Couto.pdf | 888,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.