Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4548
Autor(es): Prates, Rodrigo Martins
Título: Aplicabilidade do gerenciamento ágil em projetos do Exército Brasileiro
Informação relacionada: Monografia apresentada ao Departamento de Administração como requisito parcial à obtenção do título de MBA em Gestão de Projetos da Universidade de Brasília.
Tipo: Tese
Data do documento: 2019-09
Descrição: O gerenciamento ágil de projetos tem sido reconhecido por solucionar deficiências dos métodos tradicionais na implementação das mudanças que as organizações precisam realizar em contexto de inovações e incertezas. Entretanto, os órgãos de governo, principalmente do setor de defesa, resistem em adotá-lo, questionando sua aplicabilidade às circunstâncias de seu ambiente. Com base no estado da arte sobre o assunto, identificado por meio da Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado, este trabalho analisa como o gerenciamento ágil pode beneficiar projetos do Exército Brasileiro. Como estratégia de pesquisa, estuda o caso de um projeto desenvolvido pela Instituição em parceria com a Universidade de Brasília – o Projeto MAP, numa abordagem predominantemente qualitativa. Os dados foram coletados da análise dos documentos do Projeto e de um diagnóstico dos programas estratégicos do Exército, e por meio de questionário aplicado à equipe do Projeto para aferir a aplicação ágil e seus resultados. O estudo evidenciou que o gerenciamento ágil está beneficiando as entregas do Projeto, o Exército e a equipe do Projeto.
Palavras-chave: Teoria do enfoque meta-analítico consolidado
Gerenciamento ágil de projetos
Exército Brasileiro
Direitos autorais: É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.
Aparece nas coleções:ESTUDOS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29 - TCC Rodrigo Martins Prates.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.