Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4544
Autor(es): Cardoso, Paulo Roberto
Título: Análise de projetos de Sistemas de Gestão Logística de Materiais, com ênfase para lições aprendidas
Informação relacionada: Monografia apresentada ao Departamento de Administração como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão de Projetos.
Tipo: Tese
Data do documento: 2019-09
Descrição: Este trabalho tem por objetivo responder à questão de como identificar lições aprendidas, por áreas de conhecimento, a partir de registros realizados durante a execução do projeto Sistema de Gestão de Material da Classe VI (SGM Classe VI), com base referencial nas Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (NEGAPEB), nas orientações de melhores práticas contempladas pelo guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK) e em artigos científicos que abordam este tema. Esse estudo foi iniciado, por meio de pesquisa de campo e entrevistas, principalmente, a gerentes de projetos, sendo possível nessa fase: constatar a notoriedade do conhecimento sobre a importância de registrar lições aprendidas em projetos e ratificar a necessidade de estruturar o armazenamento desses itens para facilitar o acesso em repositórios. Na fase da revisão teórica,foram analisados aspectos de projetos implantados para a modernização do Sistema de Material do Exército (SIMATEx), por meio das ações adotadas em relação ao projeto Sistema Integrado de Gestão Logística (SIGELOG) e do SGM Classe VI, respectivamente, em âmbito corporativo e específico. No decorrer da fase seguinte, foram: transcritos e avaliados registros originados em atas de reuniões ocorridas,no período de 2017 a agosto de 2019; e selecionados indicadores, apontados por integrantes da equipe desse projeto, levando a inferir razões dessa gradação de importância. Tudo isso, com vistas a explanar um método para extrair exemplos de lições aprendidas, por áreas de conhecimento, e, desta forma, servir como subsídio para documentar o contexto de situações ocorridas, avaliar registros, visando a reduzir riscos e a aprimorar performance de equipes de projetos.
Palavras-chave: Gestão
Inovação
Projetos de gestão logística
Lições aprendidas
Direitos autorais: É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.
Aparece nas coleções:ESTUDOS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25 - TCC Paulo Roberto Cardoso.pdf661,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.