Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasques, Letícia Veiga | - |
dc.contributor.author | Almeida, Davison José de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T17:05:08Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T17:05:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4423 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO Este trabalho trata da avaliação de eficácia do ensino do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) com o auxílio das Ferramentas da Qualidade, como forma de verificar os resultados da capacitação proposta no período imediatamente após os cursos. Tal processo está previsto nas Normas para a Gestão do Ensino (NGE – EB60-N-05.014), aprovadas pela Portaria Nº 072-DECEx, de 22 de março de 2018. O objetivo desta pesquisa é verificar se a inserção de ferramentas de qualidade para o tratamento dos dados obtidos pelas ferramentas de avaliação proposta na legislação em tela, que são as pesquisas de término de curso, destinadas aos ex- discentes e chefes imediatos, pode melhorar a validação do ensino do CIGE. Esta tarefa será realizada através de revisão bibliográfica atinente ao tema, apresentando os conceitos que englobam o processo de validação do ensino, assim como uma pesquisa documental, por meio da análise de dados fornecidos pelo CIGE. Os resultados obtidos demonstraram que as ferramentas de qualidade permitiram uma releitura dos dados consolidados por meio dos relatórios previstos na normativa, agregando outras camadas de informação, facilitando a compreensão e um diagnóstico mais preciso no que se refere à validação do ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMEN Este trabajo trata de la evaluación de eficacia de la enseñanza del Centro de Instrucción de Guerra Electrónica (CIGE) con el auxilio de las Herramientas de la Calidad, como forma de verificar los resultados de la capacitación propuesta en el período inmediatamente después de los cursos. Este proceso está previsto en las Normas para la Gestión de la Enseñanza (NGE - EB60-N-05.014), aprobadas por la Portaria Nº 072-DECEx, de 22 de marzo de 2018. El objetivo de esta investigación es verificar si la inserción de herramientas de calidad para el tratamiento de los datos obtenidos por las herramientas de evaluación propuestas en la legislación en cuestión, que son la investigación de fin de curso, dirigida a ex alumnos y jefes inmediatos, puede mejorar validación de la enseñanza CIGE. Esta tarea se realizará a través de una revisión bibliográfica relacionada con el tema, presentando los conceptos que abarcan el proceso de validación de la enseñanza, así como una investigación documental, a través del análisis de datos proporcionados por CIGE. Los resultados mostraron que las herramientas de calidad permitieron una nueva lectura de los datos consolidados a través de los informes previstos en la normativa, agregando otras capas de información, facilitando la comprensión y un diagnóstico más preciso con respecto a la validación de la enseñanza. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Validação do ensino do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) com o auxílio das ferramentas da qualidade. | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
53. TCC CGAEM 2019_2 MAJ DAVISON .pdf | 668,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.