Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Hamilton Ayres Freire de-
dc.contributor.authorNeves, Jailton da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-30T17:46:09Z-
dc.date.available2019-09-30T17:46:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4361-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O objetivo deste estudo foi inventariar o estresse em recrutas do Exército Brasileiro durante o período de Instrução Individual Básica (IIB) de um Curso de Formação de Combatente de Selva. Para isso, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL). Participaram da pesquisa 28 sujeitos, recrutas de uma Organização Militar do Exército em Manaus, com idades de 18 a 22 anos e que estavam na última semana do período de IIB. Destes, 82,14% (F=23) não apresentaram estresse e 17,86% (F=5) apresentaram estresse. Todos os sujeitos que apresentaram estresse estavam na fase de resistência e dentre estes houve predominância de sintomas psicológicos (60%, F=3). O simtoma físico mais frequente foi “Sensação de desgaste físico constante”, reconhecido por 80% os recrutas com estresse e os sintomas “Sensibilidade emotiva”, “Pensar constantemente em um só assunto” e “Irritabilidade excessiva” foram os sintomas psicológicos mais frequentes, reconhecidos por 60% dos recrutas com estresse. Estes resultados solucionam o problema desta pesquisa que indagou quais seriam os níveis de estresse e sintomatologia apresentados pelos recrutas durante a sua formação inicial de combatente de selva. O fato de 82,14% dos recrutas aqui pesquisados não terem apresentado estresse, levanta a hipótese de que as instruções da Formação de Combatente de Selva são bem conduzidas por um processo educacional que vise o aprendizado de repertórios de ajustamento e adaptação. O comandante militar necessita conhecer seus subordinados, suas diferenças individuais. A avaliação psicológica pode ajudar o comandante militar no conhecimento de seus subordinados e, em relação ao estresse, o ISSL demostrou ser um instrumento adequado para este fim. Apontou-se para a necessidade de uma preocupação constante dos comandantes militares referente às condições físicas, intelectuais e psicológicas de seus subordinados tanto nas situações de combate quanto nas situações de formação ou treinamento. Essas últimas devem ser do seu pleno conhecimento, a fim de que não seja surpreendido por reações dos comandados quando submetidos ao estresse.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this study was to inventory the stress in Brazilian Army recruits during the Basic Instruction Individual (IIB) of a Combatant Training Course Selva. For this, we used the Inventory of Stress Symptoms for Adults Lipp (ISSL). The participants were 28 subjects, recruits an Army Military Organization in Manaus, aged 18 to 22 years who were in the last week of the IIB period. Of these, 82.14% (F = 23) showed no stress and 17.86% (F = 5) showed stress. All subjects with stress were in the resistance phase and among these there was a predominance of psychological symptoms (60%, F = 3). The most common physical Symptom was "constant physical wear Sensation", recognized by 80% recruits with stress and symptoms "emotional sensitivity", "Think constantly in one subject" and "excessive irritability" were the most frequent psychological symptoms, recognized by 60% of recruits with stress. These results solve the problem of this research that asked what would be the stress symptoms and levels presented by recruits during their initial training jungle fighter. The fact that 82.14% of the recruits surveyed here have not shown stress, hypothesizes that the instructions of Combatant Training Selva are well conducted by an educational process aimed at learning repertoires of adjustment and adaptation. The military commander must know his subordinates, their individual differences. A psychological evaluation can help the military commander in the knowledge of his subordinates and, in relation to stress, ISSL demonstrated to be a suitable instrument for this purpose. He pointed to the need for a constant concern of the military commanders regarding the physical, intellectual and psychological conditions of his subordinates both in combat situations as in situations of education or training. The latter must be of knowledge, so that is not surprised by the reactions of controlled when subjected to stress.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstresse físico e psicológico em um grupo de recrutas em período de instrução individual básica do Curso de Formação de Combatente de Selvapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM2016_QCO_TCC Jailton.pdf493,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.