Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Luciana Moreira-
dc.contributor.authorJunior, Nelson Claudiano da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-30T14:37:00Z-
dc.date.available2019-09-30T14:37:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4346-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Um bom profissional da área de Educação precisa buscar a melhora da qualidade de suas aulas, e para alcançar este intento uma condição fundamental é evoluir suas técnicas de ensino, junto às atuais tecnologias. PCs utilizados como meios auxiliares de instrução já são, há alguns anos, realidade em salas de aula. No campo da Matemática, existem variados softwares para diversos fins, sendo que alguns destes merecem um destaque especial, pois exigem um conhecimento prévio do assunto matemático a ser aplicado no software, por parte do aluno. Desta forma, o autor evidenciará, neste trabalho, os benefícios de uma nova abordagem no ensino da Geometria, que somente um ambiente informatizado pode assegurar: a Geometria Dinâmica, cuja característica principal são os “desenhos em movimento”. Dentro deste cenário, representando os programas que exercem a Geometria Dinâmica, será exibido o Geogebra. Por meio de pesquisa documental, o autor mostrará descrições de Geometria Dinâmica; citará conhecimentos sobre informática na educação; apresentará o software Geogebra; irá expor uma pesquisa de campo com classes de oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Fortaleza e irá expor uma sugestão dos assuntos e anos escolares onde o Geogebra poderá ser aplicado, com o objetivo de analisar se há significância deste programa educacional para os estudantes integrantes do Sistema Colégio Militar do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT A good professional in the area of education must seek to improve the quality of their classes, and to achieve this purpose is a fundamental condition evolve their teaching techniques, along with current technologies. PCs used as instructional aids are already a few years ago, reality in classrooms. In the field of mathematics, there are varied software for various purposes, and some of these deserve a special mention, as they require a prior knowledge of mathematical subject to apply to the software, by the student. Thus, the author will reveal in this work, the benefits of a new approach to teaching geometry that only a computerized environment can ensure: Dynamic Geometry, whose main characteristic is the "moving drawings." Within this scenario, representing the programs engaged in the Dynamic Geometry, Geogebra appears. Through documentary research, the author will show descriptions of Dynamic Geometry; will quote knowledge of information technology in education; present the Geogebra software; will expose a field research with class eighth year of Elementary School Military School of Fortaleza and will expose a suggestion of the school subjects and years the Geogebra can be applied in order to determine whether there is significance of this educational program for students members of the College System Military Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleIntrodução do Software Educacional Geogebra para o ensino de geometria no SCMBpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAM2016_QCO_TCC Claudiano.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.