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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Rubens Bitan da costa-
dc.contributor.authorSilva, Guilherme oliveira da-
dc.date.accessioned2019-09-10T17:29:26Z-
dc.date.available2019-09-10T17:29:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4283-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) -Arma da Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivos explanar os trabalhos realizados pelo Exército Brasileiro na duplicação e restauração da BR-101/NE, com o intuito de comparar os pavimentos rígidos e flexíveis, além de destacar as boas práticas na execução daquelas obras. Também foi realizado o histórico das obras realizadas pelo Exército na BR-101. Este trabalho inicia-se com uma breve explanação do histórico dos pavimentos de concreto no Brasil seguido dos conceitos dos pavimentos. Após isso será destacado suas vantagens e competitividade frente ao pavimento flexível. Com último capítulo deste trabalho será realizada a explanação das obras feitas pelo Exército na BR-101 bem como as boas práticas adquirida nessas obras, e posteriormente na conclusão será abordado a importância que os trabalhos realizados pelos Batalhões de Engenharia trouxeram para o Exército Brasileiro concomitantemente com as vantagens e competitividade do pavimento rígido. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, onde grande parte das fontes de consulta deste trabalho foram tiradas de autores renomados na área de pavimentação. Foram consultados ainda documentos históricos das obras da Engenharia Militar. Como conclusão do trabalho, foi levantado que o pavimento de concreto é uma alternativa para melhorar as qualidade as estradas brasileiras. Além disso, as obras na BR-101 possibilitaram ao Exército o desenvolvimento de competências para trabalhar com diferentes pavimentos e ainda possibilitou o reaparelhamento dos diversos Batalhões de Construção e da equiparação do Exército, em termos de construção, as grandes empreiteiras nacionais no quesito pavimento de concreto. Dessa forma foi confrontado os resultados com a hipótese, e chegou-se à conclusão que os resultados são parcialmente pertinentes, pois mesmo o pavimento rígido sendo melhor que o flexível em diversas características deve ser aplicado nas rodovias que necessitam de grande capacidade de suporte e tráfego. _______________________________________________________________________ .The aim of this work is to explain the work done by the Brazilian Army in the duplication and restoration of BR-101 / NE, in order to compare rigid and flexible pavements, as well as to highlight the good practices in the execution of those pavements construction. Also the history of the works realized by the Army in the BR-101 was realized. This work begins with a brief explanation of the history of concrete pavements in Brazil followed by the concepts of pavements. After this will be highlighted its advantages and competitiveness in front of the flexible floor. The last chapter of this work will be the explanation of the works done by the Army in BR-101 as well as the good practices acquired in these works, and later in the conclusion will be approached the importance that the works carried out by the Engineering Battalions brought to the Brazilian Army concomitantly with the advantages and competitiveness of rigid pavement. The methodology used was the bibliographical research, where most of the sources of consultation of this work were taken from renowned authors in the paving area. Historical documents of the works of Military Engineering were also consulted. As conclusion of the work, it was pointed out that concrete pavement is an alternative to improve the quality of Brazilian roads. In addition, work on the BR-101 enabled the Army to develop skills to work with different pavements and also made it possible to refurbish the various Construction Battalions and to compare the Army in terms of construction, the large national contractors in the area of ​​pavement concrete. In this way, the results were compared with the hypothesis, and it was concluded that the results are partially relevant, since even rigid pavement being better than flexible pavement in several characteristics should be applied on roads that require large capacity and traffic . .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimento rígidopt_BR
dc.subjectObraspt_BR
dc.subjectVantagenspt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.titleAtuação da Engenharia brasileira na recuperação da BR-101 : análise comparativa da viabilidade de execução técnica entre pavimentos rígidos e flexíveispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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