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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Faria | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Michael da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T13:54:52Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T13:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4280 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) -Arma da Engenharia. Academia Militar das Agulhas Negras de 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Cuida este estudo a respeito da comparação entre os pavimentos rígidos e flexíveis, tendo como objetivo analisar, com base nos materiais de composição e no tempo de uso, a durabilidade do pavimento de concreto em função do uso contínuo de veículos pesados e seus impactos em relação à manutenção. Para a realização do estudo foi utilizada uma metodologia bibliográfica. Foi analisado um estudo de Vasata e Silva Júnior (2013), no qual os autores constatam, através de orçamentos feitos, que o pavimento flexível, além de ser economicamente mais viável, também é o ideal para as rodovias brasileiras. Isso porque o pavimento rígido em concreto é recomendado para vias de tráfego pesado e corredores de ônibus (BRT). A sua construção apresenta um custo maior em comparação ao asfalto. O pavimento flexível é o mais usado para qualquer tipo de rodovia, esse tipo de pavimento permite a união dos materiais agregados, ele pode ser combinado com a borracha de pneus moídos, além de permitir a reutilização de diversos materiais por meio da reciclagem. Desta forma, tem-se que o objetivo geral do estudo foi atingido. ________________________________________________________________________________ This study deals with the comparison between rigid and flexible pavements, aiming to analyze, based on composite materials and time of use, the durability of the concrete pavement due to the continuous use of heavy vehicles and their impacts in relation to the maintenance. A bibliographic methodology was used to carry out the study. It was analyzed a study by Vasata and Silva Júnior (2013), in which the authors confirm, through budgets, that flexible pavement, besides being economically more feasible, is also the ideal for Brazilian highways. That's because rigid concrete pavement is recommended for heavy traffic lanes and bus corridors (BRT). Its construction has a higher cost compared to asphalt. The flexible floor is the most used for any type of highway, this type of pavement allows the union of the aggregate materials, it can be combined with the rubber of ground tires, besides allowing the reutilization of diverse materials through the recycling. In this way, the general objective of the study has been reached. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pavimento flexível | pt_BR |
dc.subject | Pavimento rígido | pt_BR |
dc.subject | Materiais | pt_BR |
dc.subject | Durabilidade | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo entre os pavimentos rígidos e flexíveis | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: AMAN: MONOGRAFIAS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC BRUNO.odt | 1,15 MB | OpenDocument Text | Visualizar/Abrir |
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