Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Cláudia Rocha Penha da-
dc.contributor.authorNascimento, Flávia Magda do-
dc.contributor.authorLopes, Maria Sandra Souza-
dc.contributor.authorHora, Sandra Nascimento da-
dc.date.accessioned2019-08-28T17:11:30Z-
dc.date.available2019-08-28T17:11:30Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Cláudia Rocha Penha da ; NASCIMENTO, F. M.; LOPES, M. S. S.; HORA, S. N. Uma proposta de aplicação de checklist de avaliação da qualidade como mecanismo de melhoria da gestão de cursos da EAD no Exército Brasileiro. In: Anais do 24º CIAED, outubro, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/5383.pdf.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4214-
dc.descriptionTrabalho apresentado no 24° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado na cidade de Florianópolis/Santa Catarina, em outubro de 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, estudo de caso com foco no planejamento da melhoria da qualidade, a partir do desenvolvimento do projeto Sistema de Avaliação da Qualidade na Educação a Distância (EAD) do Exército Brasileiro (SAQ – EAD EB) apresenta a proposta de aplicação de um instrumento investigativo para cursos, estágios e programas na EAD, denominado “Checklist de Avaliação da Qualidade como Mecanismo de Melhoria da Gestão de cursos da EAD no EB”. Inicialmente, contextualiza o cenário do Sistema de Ensino do Exército (SEE), do qual participa o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), organização militar (OM) responsável pela modalidade EAD no Exército. Nestes processos, o SAQ-EAD EB, projeto institucional possui dentre outras ações, visando à tomada de decisão dos escalões superiores, a etapa de levantamento de informações necessárias ao processo existente na ponta da linha (OM que executam a modalidade EAD). Para fins de realização de um recorte do cenário a ser estudado, face a complexidade estrutural do SEE, a proposta de aplicação deste Checklist, nesta etapa, apenas contempla as dimensões e variáveis que se relacionam ao segmento educação profissional, dentro da estrutura corporativa. Optou-se pela apresentação de parte da metodologia a ser aplicada na busca de dados da qualidade dos processos de EAD nos estabelecimentos de ensino (Estb Ens) e/ou organizações do Exército (OM) com encargos de ensino. O instrumento proposto foi construído a partir de pesquisas sobre indicadores de qualidade nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, na resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES) ambos do MEC, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o ensino superior, bem como nas normatizações de ensino do EB. Traz ao final expectativas do planejamento para a melhoria da qualidade na EAD, como contribuição à educação corporativa, ensino profissionalizante para o EB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.titleUma proposta de aplicação de checklist de avaliação da qualidade como mecanismo de melhoria da gestão de cursos da EAD no Exército Brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEADEx : PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 24 CIAED.pdf49,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.