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dc.contributor.authorHora, Sandra Nascimento da-
dc.date.accessioned2019-08-28T17:06:29Z-
dc.date.available2019-08-28T17:06:29Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationHORA, S.N. O hipertexto na educação online: conexões entre a memória discursiva e o espaço de circulação dos sentidos. In: Anais Eletrônicos, Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Recife: 2017. ISSN: 1984 - 1175.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4211-
dc.descriptionTrabalho apresentado no 7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação, organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizado na cidade de Recife/PE. em dezembro de 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a construção do hipertexto nos ambientes de educação online, considerando-o como materialidade discursiva na qual comparecem múltiplas possibilidades de conexões e construção de sentidos. Com filiação nos pressupostos teóricos que orientam a Análise de Discurso de base pecheutiana, este estudo destaca a memória como elemento constitutivo das condições de produção do hipertexto, considerando seu papel no acionamento do contexto sócio-histórico e ideológico de uma produção discursiva, resgatando algo que fala sempre antes e em outro lugar. Ao analisar uma produção hipertextual, é preciso pensar as condições de constituição, formulação e circulação do discurso, considerando a conexão dos discursos formulados com outros discursos que circulam na sociedade. Nesse contexto, parece possível atribuir à memória discursiva a valorização diferente que se dá às escolhas, por familiaridade ou por conexão a determinadas situações, destacando que o discurso é sempre um objeto de retomada de saberes já-ditos. Na educação online, o sujeito autor de conteúdo educacional é um sujeito inscrito sócio-historicamente em práticas sociais, sendo chamado, a todo momento, a responder às interpelações da sociedade e a assumir um papel, uma posição social numa conjuntura que pode ser determinada pelo estado da luta de classes e que pode, a todo momento, regular o que pode e deve ser dito. Sob esse aspecto, acredita-se na relevância de analisar o funcionamento das escolhas, dos caminhos, das conexões a serem propostas para os usuários dos ambientes de educação online, a fim de mapear sua relação com os efeitos de sentidos e, assim, contribuir para o planejamento das atividades pertinentes ao processo de construção de hipertextos. ________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper analyzes the construction of hypertext in online education environments, considering it as a discursive materiality in which multiple possibilities of connections and sense construction appear. With its membership in the theoretical assumptions that guide the Discourse Analysis of pecheutian basis, this study highlights memory as a constituent element of the hypertext production conditions, considering its role in triggering the socio-historical and ideological context of a discursive production, rescuing something that always speak before and in another place. When analyzing a hypertextual production, one must think about the conditions of the constitution, formulation and circulation of discourse, considering the connection of the formulated discourses with other discourses that circulate in society. In this context, it seems possible to attribute to the discursive memory the different value given to the choices, by familiarity or by connection to certain situations, emphasizing that discourse is always an object of resumption of already-told knowledge. In online education, the author of educational content is a subject registered socio-historically in social practices, being called, at all times, to respond to the interpellations of society and to assume a role, a social position in a conjuncture that can be determined by state of the class struggle and who can, at any moment, regulate what can and should be said. In this respect, we believe in the relevance of analyzing the functioning of the choices, paths, and connections to be proposed for users of online education environments, in order to map their relationship with the effects of meanings and thus contribute to the planning of the activities pertinent to the process of construction of hypertexts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.titleO hipertexto na educação online : conexões entre a memória discursiva e o espaço de circulação dos sentidospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor .Publicado sob o ISSN 1984 - 1175. Citar fonte.pt_BR
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