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dc.contributor.advisorMoreira, Alessandro Messias-
dc.contributor.authorPereira, Marcus Vinicius Gomes-
dc.date.accessioned2019-07-17T14:49:56Z-
dc.date.available2019-07-17T14:49:56Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4031-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Gestão, Assessoramento e Estado-Maior, Escola de Formação Complementar do Exército, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho demonstra a necessidade de realizar uma avaliação padronizada, baseada no desempenho do aluno, possibilitando a seleção de militares de turmas diferentes de formação e aperfeiçoamento. Tal abordagem é devida ao fato do sistema de valorização do mérito contabilizar e multiplicar as notas brutas alcançadas pelos militares na formação e no aperfeiçoamento, mas o universo nos diferentes processos são constituídos por militares que realizaram o curso de formação ou aperfeiçoamento em épocas diferentes, com níveis de exigência diferentes, refletindo em médias não padronizadas das turmas, gerando assim uma discrepância no valor que compõe o sistema de valorização do mérito, utilizado em processos seletivos e nas promoções. O propósito deste estudo é encontrar uma fórmula baseada na média e no desvio padrão, capaz de padronizar as notas dos alunos e possibilitar a comparação entre turmas diferentes. Este intento será conseguido a partir da pesquisa bibliográfica do assunto, comparativo com outras instituições que já utilizam a nota padronizada, além da pesquisa do desvio padrão e da média entre turmas de aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, com a proposta de uma fórmula capaz de atender as necessidades de padronização destes valores no sistema de valorização do mérito. A pesquisa evidenciou que a nota padronizada é, atualmente, a forma mais coerente de comparação de turmas e provas diferentes, contribuindo para uma análise de desempenho mais confiável e baseada no desempenho. Ainda foi possível evidenciar distorções nas notas e médias das turmas da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais próximas, onde os militares concorrem aos processos seletivos com notas não padronizadas. O peso da nota bruta na quantificação do mérito é significativo, principalmente no aperfeiçoamento dos graduados. A análise evidenciou uma discrepância do sistema atual que utiliza a nota bruta e possibilitou a concepção de uma fórmula capaz de padronizar as notas e evitar as distorções nos processos seletivos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT : This article demonstrates the need to carry out a standardized evaluation, based on student performance, allowing the selection of military personnel from different training and improvement classes. This approach is due to the fact that the merit valorisation system counts and multiplies the gross marks obtained by the military in training and improvement, but the universe in the different processes consists of military personnel who have undergone training or improvement at different times, at different levels of different requirements, reflecting in non-standard averages of the classes, thus generating a discrepancy in the value that makes up the merit valorization system used in selective processes and promotions. The purpose of this study is to find a formula based on the mean and the standard deviation, able to standardize students' grades and allow comparison between different classes. This attempt will be obtained from the bibliographic research of the subject, comparing with other institutions that already use the standardized note, besides the research of the standard deviation and the average between classes of improvement of the School of Improvement of Officials, with the proposal of a formula able to meet the needs of standardization of these values in the system of valuing merit. The research evidenced that the standardized score is currently the most consistent way of comparing different classes and tests, contributing to a more reliable and performance-based performance analysis. It was also possible to show distortions in the grades and averages of the classes of the School of Improvement of nearby Officers, where the military contributes to the selective processes with nonstandard grades. The weight of the gross grade in the quantification of merit is significant, mainly in the improvement of graduates. The analysis showed a discrepancy of the current system that uses the gross grade and enabled the conception of a formula capable of standardizing the grades and avoiding the distortions in the selective processes .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectValorização do méritopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleA influência da avaliação baseada em desempenho no sistema de valorização do mérito: uma proposta para as Escolas Militares de Formação e Aperfeiçoamentopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE GESTÃO, ASSESORAMENTO E ESTADO-MAIOR (CGAEM)

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