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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, Julio-
dc.contributor.authorMarinho, Ivson Barbosa-
dc.date.accessioned2019-07-09T16:55:35Z-
dc.date.available2019-07-09T16:55:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/4012-
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciência Militares) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou analisar se a atual abordagem da disciplina de ensino sobre Armamento, Munição e Tiro (AMT), ministrado na ESA, está de acordo com as demandas da formação profissional do sargento combatente de carreira do Exército, com ênfase no assunto munição. Sua finalidade é propor um caderno de instrução que possa suprir a demanda pelo assunto existente principalmente nas escolas de formação do Exército. Para tanto, esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2016, pela Seção de Tiro da ESA, por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, levantando dados através de entrevistas e testes. Foram pesquisados nos documentos de ensino existentes, quais as fontes de consulta utilizadas. Também foram realizadas entrevistas com militares nas funções de instrutores dos estabelecimentos pesquisados, bem como agentes de segurança pública e civis especialistas no assunto. Uma amostra de Alunos da ESA de 2018 recebeu uma instrução sobre munições de armamentos leves, pautada na proposta de caderno de instrução elaborado. Esses Alunos, juntamente com outra amostra que não recebeu a instrução, foram submetidos a um questionário/teste sobre a disciplina armamento, munição e tiro. Por meio deste experimento, foi possível observar que aqueles Alunos que tiveram contato com a instrução sobre munições e com o caderno de instrução obtiveram resultados extremamente expressivos na parte do questionário que tratou do assunto munições, enquanto que nas partes que trataram sobre armamento e tiro, todos os Alunos obtiveram resultados semelhantes em média. Assim, foi possível concluir que existe uma necessidade de que a disciplina AMT seja abordada de modo que no assunto munições os instruendos consigam atingir os objetivos esperados pelos documentos de ensino existentes.pt_BR
dc.description.abstract________________________________________________________________________________________The present research sought to analyse whether the present approach to the teaching discipline on Armament, Ammunition and Shooting (AMT), taught at the ESA, is in line with the demands of the professional training of the Army career combatant sergeant, with an emphasis on ammunition. Its purpose is to propose an instruction booklet that can supply the demand for the existing subject mainly in the Army training schools. To do so, this work has been developed since 2016, by the ESA Shooting Section, through a bibliographic and descriptive research, raising data through interviews and tests. We searched the existing teaching documents, which are the sources of consultation used. Interviews were also conducted with the military in the functions of instructors of the researched establishments, as well as public security agents and civilian experts in the subject. A sample of ESA Students of 2018 received an instruction on light armament ammunition, based on the proposed instruction book. These students, along with another sample that did not receive the instruction, were submitted to a questionnaire / test on the discipline of ammunition and shooting. By means of this experiment, it was possible to observe that those Students who had contact with the instruction on ammunition and with the instruction book obtained extremely expressive results in the part of the questionnaire that dealt with the subject ammunitions, whereas in the parts that dealt with weaponry and shooting, all Students obtained similar results on average. Thus, it was possible to conclude that there is a need for the AMT discipline to be approached and so that in the subject ammunition the instructors can achieve the objectives expected by the existing teaching documents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMuniçãopt_BR
dc.subjectArmamentopt_BR
dc.subjectCaderno de instruçãopt_BR
dc.subjectEscola de Sargento das Armas (ESA)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleProposta de caderno de instrução sobre munições de armamentos leves : um estudo de caso para a escola de sargento das armaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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