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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3899
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Schmidt, Renata Cristina de Almeida Martins | - |
dc.contributor.author | Minuzzi, Rodrigo de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T14:25:07Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T14:25:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MINUZZI, Rodrigo de Carvalho. Adequabilidade da estrutura administrativa do posto médico de guarnição de Belo Horizonte frente às demandas do SuSEx : um estudo de caso. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3899 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Fundo de Saúde do Exército existe desde o ano de 1978 e tem como uma de suas principais missões complementar o custeio do atendimento de saúde ao militar e seus dependentes, usuários do FuSEx. A partir do ano de 2009, foi promovido um plano de revitalização do Sistema de Saúde do Exército Brasileiro, onde várias medidas foram adotadas com o intuito de otimizar o atendimento assistencial aos usuários do FuSEx. Algumas destas medidas reestruturaram os Postos Médicos de Guarnição, através de uma série de legislações que procuravam reorganizar os serviços disponibilizados e estruturar de uma forma mais objetiva o atendimento aos pacientes, focando na resolução do problema de saúde do usuário por profissionais militares, dentro das instalações da Organização Militar de Saúde (OMS). Entretanto, a enorme diversidade de tratamentos demandados obrigam estas OMS de efetivo reduzido a enfrentar desafios diários para os quais não foram dimensionadas. Neste contexto, o presente trabalho compara a legislação vigente, em especial no que tange as estruturas de gestão dos recursos do FuSEx, com a experiência singular do Posto Médico de Guarnição de Belo Horizonte, que adaptou sua estrutura administrativa, com o apoio do Comando da 4ª Região Militar, para fazer frente aos desafios impostos nas atividades de gestão. Foi verificado ainda que essa problemática também se estende a outras OMS, sendo que a temática é uma preocupação que permeia Diretores de OMS e militares envolvidos nestes processos de maneira semelhante. Analisando-se estes aspectos e comparando-se a legislação com a realidade, a partir do estudo realizado foram propostas ações que visam subsidiar alterações legais para permitir uma maior efetividade das estruturas de gestão e nortear os diversos gestores do FuSEx através dos parâmetros adotados no PMGuBH para enfrentamento dos desafios levantados. | pt_BR |
dc.description.abstract | El “Fundo de Saúde do Exército” (FuSEx) existe desde el año 1978 y tiene como una de sus principales misiones complementar el costo de la atención de salud al militar y sus dependientes, usuarios del FuSEx. A partir del año 2009, se promovió un plan de revitalización del Sistema de Salud del Ejército Brasileño, donde varias medidas fueron adoptadas con el propósito de optimizar la atención asistencial a los usuarios del FuSEx. Algunas de estas medidas reestructuraron los puestos médicos de guarnición a través de una serie de legislaciones que buscaban reorganizar los servicios ofrecidos y estructurar de forma más objetiva la atención a los pacientes, enfocando en la resolución del problema de salud del usuario por profesionales militares, dentro de las instalaciones de la Organización Militar de Salud (OMS). Sin embargo, la enorme diversidad de tratamientos demandados obligan a estas OMS de efectivo reducido a enfrentar desafíos diarios para los que no se han dimensionado. En este contexto, el presente trabajo compara la legislación vigente, en especial en lo que se refiere a las estructuras de gestión de los recursos del FuSEx, con la experiencia singular del Posto Médico de Guarnicão de Belo Horizonte, que adaptó su estructura administrativa, con el apoyo del Comando da 4ª Região Militar, para hacer frente a los desafíos impuestos en las actividades de gestión. Se verificó además que esta problemática también se extiende a otras OMS, siendo que la temática es una preocupación que permea Directores de OMS y militares involucrados en estos procesos de manera semejante. Al analizar estos aspectos y comparando la legislación con la realidad, a partir del estudio realizado fueron propuestas acciones que apuntan a subsidiar alteraciones legales para permitir una mayor efectividad de las estructuras de gestión y orientar a los diversos gestores del FuSEx a través de los parámetros adoptados en el PMGuBH para hacer frente a los desafíos planteados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Posto médico de guarnição | pt_BR |
dc.title | Adequabilidade da estrutura administrativa do posto médico de guarnição de Belo Horizonte frente às demandas do FuSEx : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorização a disponibilização na BDEx pelo autor. | pt_BR |
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