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dc.contributor.advisorAlves, Ângelo de Oliveira-
dc.contributor.authorLago, Anderson Silveira-
dc.date.accessioned2019-07-04T13:54:22Z-
dc.date.available2019-07-04T13:54:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLAGO, Anderson Silveira. Impactos da inserção do SARP no emprego da AvEx na área do SISFRON. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3895-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil dispõe de 16.886 quilômetros de fronteira terrestre e diversos ilícitos transfronteiriços ameaçam a soberania nacional, como o tráfico de drogas. Nesse sentido, é indispensável o investimento em tecnologia para cooperar com a prontidão e a sustentabilidade da Força Terrestre na missão de defesa da soberania nacional. Assim, a inserção do sistema de aeronave remotamente pilotada (SARP) no emprego da Aviação do Exército na área do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) traria impactos significativos para a Força Terrestre. Como a AvEx cumpre missões de reconhecimento e vigilância com aeronaves Esquilo, notadamente com o Sistema Olhos da Águia (SOA), o presente trabalho visa analisar os ganhos operacionais e logísticos do SARP no cumprimento dessas missões. E dessa maneira, concluir sobre quais seriam diretrizes gerais para a confecção dos requisitos operacionais (RO) essenciais à aeronave e à carga útil para o emprego do SARP de categoria 3 pelo 3º BAvEx na área do SISFRON e seus impactos para a Força Terrestre.pt_BR
dc.description.abstractBrazil has 16,886 kilometers of land border and several transboundary illicit activities threaten national sovereignty, such as drug trafficking. In this sense, it is indispensable to invest in technology to cooperate with the readiness and sustainability of the Ground Force in the mission of defending national sovereignty. Thus, insertion of the remotely piloted aircraft system (SARP) into the use of Army Aviation in the area of the Border Monitoring System (SISFRON) would bring significant impacts to the Land Force. As AvEx performs reconnaissance and surveillance missions with Esquilo aircraft, notably with the Eagle Eyes System (SOA), the present work aims to analyze the operational and logistic gains of the SARP in accomplishing these missions. In this way, conclude on what would be general guidelines for the preparation of the essential operational requirements (RO) for the aircraft and the payload for the use of category 3 SARP by the 3rd BAvEx in the SISFRON area and its impacts to the Ground Force.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAviação do exércitopt_BR
dc.subjectSistema de monitoramento de fronteiraspt_BR
dc.titleImpactos da inserção do SARP no emprego da AvEx na área do SISFRONpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorização a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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