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dc.contributor.advisorVianna, Igor Fernandes-
dc.contributor.authorFalcão, Marcel Peixoto-
dc.date.accessioned2019-06-13T18:27:32Z-
dc.date.available2019-06-13T18:27:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3797-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Militares) - Curso do Quadro de Material Bélico. Academia Militar das Agulhas Negras, 2018pt_BR
dc.description.abstractO objetivo principal é demonstrar a importância de uma boa gestão, especificadamente no caso do rerrefino dos óleos lubrificantes, pois essa atividade é responsável por minimizar os impactos dos óleos lubrificantes usados no meio ambiente. Além disso, possui outra finalidade que é discorrer sobre os assuntos que estão diretamente ligados a esse tema, como por exemplo: Logística e Logística Reversa; Grupo Funcional Suprimento; as definições, características e a classificação dos óleos lubrificantes novos, assim como também dos Óleos Lubrificantes Usados (OLU) e os resíduos sólidos que são gerados por conta desse desgaste, além da apresentação dos impactos ambientais que são de suma importância para a discussão desse trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, totalmente embasada em obras que discorrem sobre o assunto, para que assim ficasse nítido qual é a melhor linha de ação a ser tomada na questão da gestão dos óleos lubrificantes usados. Como resultado, observou-se que ainda é necessário muito trabalho a ser feito para que essa situação reverta. Não existem dúvidas de que o rerrefino do óleo lubrificante é a solução para a minimização dos problemas nesse âmbito. A necessidade de gestão adequada dos óleos lubrificantes no Brasil já tinha sido estabelecida pela lei 12.305, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos sólidos (PNRS) que, dentre seus mecanismos, concebe o comprometimento compartilhado pelo ciclo de vida do produto e a logística reversa. _____________________________________________________________________________________ In addition, it has another purpose that is to discuss matters that are directly linked to this theme, such as: Logistics and Reverse Logistics; Functional Group Supply; the definitions, characteristics and classification of new lubricating oils, as well as the as well as Used Lubricant Oils (OLU) and the solid wastes that are generated due to this wear and tear, in addition to presenting the environmental impacts that are of paramount importance for the discussion of this work. For this, an exploratory research was carried out and descriptive, completely based on works that discuss the subject, so that so it is clear what is the best course of action to be taken on the issue of oil management lubricants used. As a result, it was noted that much work still needs to be done done for this situation to reverse. There is no doubt that the rerrefin of lubricating oil is the solution to minimize problems in this area. The need for of lubricating oils in Brazil had already been established by Law 12,305, which regulates the National Solid Waste Policy (PNRS), which, among its mechanisms, conceives the shared commitment to the product life cycle and reverse logisticspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectÓleos lubrificantespt_BR
dc.titleGestão de suprimentos classe III no Exército Brasileiro : uma análise sobre a preocupação com os impactos ambientaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obrapt_BR
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