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dc.contributor.advisorSantos, Gilbert Queiroz Dos-
dc.contributor.authorDuarte, Antonio Henrique-
dc.date.accessioned2019-05-17T13:27:19Z-
dc.date.available2019-05-17T13:27:19Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3721-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O Exército Brasileiro tem alcançado um avanço considerável na maturidade de gerenciamento de projetos, programas e portfólio. A elaboração de metodologias como as Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (NEGAPEB), as Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento do Portfólio e dos Programas Estratégicos do Exército Brasileiro (NEGAPORT) e as Instruções Gerais para a Gestão do Ciclo de Vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (EB10-IG-01.018) permitiu ao Exército alcançar um status de respeito junto à comunidade de gestão de projetos e à toda administração pública. Entretanto alguns assuntos como a estimativa de custos e a precificação aplicada aos Programas/Projetos Estratégicos do Exército ainda carecem de maior desenvolvimento e definições para que possam atender às necessidades da gestão e dos órgãos de controle externo. Desta forma, este trabalho buscou analisar as boas práticas de precificação e custeio utilizadas/adotadas pelas principais organizações militares internacionais, pelo Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e no próprio Exército a fim de Propor uma metodologia que consiga precificar e calcular o impacto das entregas dos Programas e Projetos Estratégicos do Exército no Custeio da Força Terrestre, sendo ao mesmo tempo aderente ao Ministério da Defesa e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The Brazilian Army has achieved a considerable advance in the maturity of project, program and portfolio management. The elaboration of methodologies such as the Rules for Elaboration, Management and Monitoring of Projects in the Brazilian Army (NEGAPEB), the Rules for Elaboration, Management and Monitoring of the Portfolio and Strategic Programs of the Brazilian Army (NEGAPORT) and the General Instructions for the Management of Life Cycle of Military Employment Systems and Materials (EB10-IG-01.018) allowed the Army to achieve a status of respect with the project management community and the entire public administration. However, matters such as cost estimation and pricing applied to Army Strategic Programs / Projects still need further development and definitions so that they can meet the needs of management and external control bodies. In this way, this work sought to analyze the good practices of pricing and costing used / adopted by the main international military organizations, by the Ministry of Defense, the Brazilian Navy, the Brazilian Air Force and the Army itself to propose a methodology that can price and calculate the impact of deliveries of the Army's Strategic Programs and Projects on Land Force Costing, while at the same time adhering to the Ministry of Defense and the North Atlantic Treaty Organization (NATO).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCusteiopt_BR
dc.subjectPrecificaçãopt_BR
dc.subjectEstimativa do ciclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectProgramas estratégicospt_BR
dc.subjectProjetos estratégicospt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleA estimativa de custos e a precificação aplicada aos programas/projetos estratégicos do Exércitopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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