Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Messias, Cinthia Maria da Fontoura | - |
dc.contributor.author | Belchior, Carlos Eduardo Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T13:08:53Z | - |
dc.date.available | 2019-05-17T13:08:53Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3720 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO As dificuldades dos alunos do CMB na interpretação de textos têm reflexos não apenas nas disciplinas de Português, Literatura, História e afins, como também na Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O problema do baixo rendimento pode ser verificado tanto nos índices de reprovação dos alunos veteranos, como no desempenho que os novatos apresentam na Avaliação Diagnóstica. Por isso, o presente estudo buscou, a partir da tabulação, por ano escolar, dos resultados de 2017 e 2018 obtidos pelos alunos do CMB, verificar em que medida se atingiram as metas estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do Sistema Colégio Militar do Brasil em seu Marco Operacional (MO). Com base nos dados levantados, nas metodologias recomendadas por conceituados teóricos da educação e na própria experiência docente do autor, procurou-se formular um conjunto de ações com vistas à implantação de um programa de tutorias, no qual o discente, supervisionado por um professor, tenha condições de confeccionar, executar e ajustar um plano de estudo que o auxilie a desenvolver as habilidades e competências previstas nos Planos de Sequência Didática (PSD) de cada um dos componentes da grade curricular. Foi possível constatar, ainda, a necessidade de revisão das metas ali elencadas, tanto quanto aos índices almejados quanto aos prazos estabelecidos. Concluiu-se, por fim, que a efetividade das propostas apresentadas depende não apenas do envolvimento dos agentes de ensino com o público discente, mas a atuação das famílias é imprescindível para que os objetivos sejam alcançados. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The difficulties of the Colégio Militar de Brasília (CMB) in the interpretation of texts do not have only impacts in the subjects of Portuguese, Literature, History or related subjects, but also in Mathematics, Natural Sciences and Technologies. The problem of this low performance can be verified not only in the failure rates of veteran students but also based in the performance that the novice ones present in diagnostic assessment. Therefore, the present study sought, from tabulations, per school level, of the results of 2017 and 2018 obtained by the students of the CMB, to verify to what extent the goals established by the Pedagogical Project of the Sistema Colégio Militar do Brasil have been achieved in its operational framework. Based on the data collected, in the methodologies recommended by great educational theoreticians and in the author's own teaching experience, an attempt has been made to formulate a set of actions with a view to the implementation of a tutoring program. In such tutoring program, the students, supervised by a teacher, is able to prepare, execute and adjust a study plan. This study plan would help him to develop the skills and competences provided in the Didactic Sequence Plans of each curriculum components. It was also possible to verify the need to revise the targets listed therein, as well as the desired indexes for the established deadlines. It was concluded, finally, that the effectiveness of the proposals presented depends not only on the involvement of the teaching agents with the student audience. The support of the families is also crucial to ensure that the objectives are achieved. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Colégio Militar de Brasília (CMB) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Proposta de intervenção no Colégio Militar de Brasília (CMB) com vistas a reduzir as dificuldades dos alunos na interpretação de textos e seus reflexos na aprendizagem da matemática, ciências da natureza e suas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cap_Belchior_TCC_Artigo_CAM_QCO_2018_30Set18 (1).pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.