Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAssis, Cleber Francisco de-
dc.contributor.authorSilva, Jesse Moura da-
dc.date.accessioned2019-05-17T12:03:46Z-
dc.date.available2019-05-17T12:03:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3714-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O uso dos dispositivos móveis de entretenimento, por exemplo tablets e smartphones, como ferramentas educativas têm sido assunto de discussão nos ambientes educacionais públicos e privados. Ações governamentais como o “Tablet Educacional”, através do programa ProInfo, impulsionaram diversas experiências do uso do tablet em escolas públicas. Publicações recentes mostram que a proposta inicial do programa ProInfo foi alterada e que as alternativas encontradas não obtiveram o sucesso esperado. Por outro lado, o setor educacional privado tem apresentado resultados mais promissores devido ao maior investimento em estrutura técnica e profissional. Pesquisas recentes da UNESCO mostram que o aprendizado móvel, do inglês mobile learning, é uma prática muito promissora, uma vez que o aluno pode estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Nesse contexto, o presente trabalho busca levantar experiências sobre o tema e analisar a opinião de alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Militar de Santa Maria quanto ao uso dos dispositivos móveis de entretenimento como ferramentas educativas, após um experimento prático realizado em sala de aula, na disciplina de Ciências Naturais, com o uso do próprio smartphone do aluno.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The use of mobile entertainment devices, for example tablets and smartphones, as educational tools have been a subject of discussion in public and private educational environments. Governmental actions such as the "Educational Tablet", through the ProInfo program, have boosted several experiences of using the tablet in public schools. Recent publications show that the initial ProInfo proposal was changed and the alternatives found did not achieve the expected success. Otherwise, the private educational sector has presented more promising results due to the greater investment in technical and professional structure. Recent UNESCO research shows that mobile learning is a very promising practice, since students can study anytime and anywhere. In this context, the present work seeks to raise experiences on the subject and to analyze the opinion of students of the 9th grade of the Santa Maria Military College regarding the use of mobile entertainment devices as educational tools after a practical experiment carried out in the classroom, in the discipline of Natural Sciences, with the use of the student's smartphone.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDispositivo móvelpt_BR
dc.subjectAprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectColégio Militar de Santa Maria (CMSM)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUso de dispositivos móveis de entretenimento como ferramentas educativas no ensino fundamental do sistema Colégio Militar do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Cap_JESSE_final.pdf325.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.