Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3703
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ronaldo Tavares da | - |
dc.contributor.author | Boeno, Renate Kottel | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T18:08:19Z | - |
dc.date.available | 2019-05-16T18:08:19Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3703 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO A comunidade acadêmica tem buscado desenvolver uma educação ambiental (EA) para conscientizar a população mundial sobre os riscos do esgotamento dos recursos naturais. O Brasil, ciente de seus compromissos internacionais, vem incentivando a inserção da EA no seu ordenamento legal. Do mesmo modo, o Exército Brasileiro (EB) promove a preparação constante para cumprir suas missões constitucionais, mantendo a educação ambiental como viés dessa preparação. O presente estudo objetivou diagnosticar a situação atual da implantação da educação ambiental na Academia Militar das Agulhas Negras, estabelecimento de ensino subordinado ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, a partir do procedimento técnico documental, por meio da análise de conteúdo. Para isso, foram analisados os documentos e a legislação de ensino do Exército Brasileiro sobre educação ambiental, bem como os documentos de ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para identificar a situação atual da implantação da EA em ambas as escolas militares. conclui-se que, apesar de a EA estar, teoricamente, regulamentada na legislação de ensino do EB e dever estar incluída nos documentos curriculares e nas atividades escolares – sendo estudada e praticada continuamente –, a análise dos documentos de ensino da EsPCEx e da AMAN revela que o tema não se encontra efetivamente sistematizado e ordenado sequencialmente em ambas as escolas militares, necessitando de mais estudos e debates para ser implementada de forma eficaz na formação inicial do oficial da Linha de Ensino Militar Bélico. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT The academic community has been developing the Environmental Education (EE) to make the world population aware of the depletion of natural resources. Aware of its international commitments, Brazil has been encouraging the insertion of EE in its legal system. Likewise, the Brazilian Army (EB) promotes constant preparation to fulfill its constitutional missions, maintaining environmental education as the bias of said preparation. This study aimed to diagnose the current situation of the environmental education implantation in the Agulhas Negras Military Academy (AMAN), education institution subordinated to the Army Department of Culture and Education (DECEx). It is an applied research, of qualitative approach from the technical documental procedure through content analysis. For such, documents and legislation of the Brazilian Army environmental education were analyzed, as well as the teaching documents of the Army Cadets Preparatory School (EsPCEx) and the Agulhas Negras Military Academy, to identify the current situation of EE in both military schools. The conclusion is that, although the EE is theoretically regulated in the teaching legislation within the EB and is supposed to be included in the curricular documents and school activities - being studied and practiced continuously -, the teaching documents analysis of EsPCEx and AMAN reveals that the theme is not effectively systematized and sequentially ordered in either military schools, requiring further studies and debates to be effectively implemented in the initial training of the military officer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) | pt_BR |
dc.subject | Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na formação do oficial da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Artigo_Cap_Renate_CAM_QCO_2018.pdf | 224,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.