Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAssis, Cleber Francisco de-
dc.contributor.authorNova, Eliel Gonçalves Villa-
dc.date.accessioned2019-05-16T17:10:39Z-
dc.date.available2019-05-16T17:10:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3698-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O presente estudo tem por objetivo analisar os avanços alcançados e desafios para o ensino da disciplina de Cálculo I na EsPCEx sob uma perspectiva do Ensino por competências, estudar as transformações recentes no ensino desta matéria, identificar oportunidades de melhoria no processo ensino-aprendizagem e formular recomendações. Desejou-se contribuir para o Exército Brasileiro, em particular para com a disciplina de Cálculo I, apontando acertos e oportunidades de melhoria. A EsPCEx começou a implantação do Ensino por Competências em 2012, sendo efetuadas diversas mudanças tanto nas documentações de ensino quanto na metodologia adotada pelas diversas disciplinas. Neste contexto, passados alguns anos da implementação dessa nova sistemática na disciplina de Cálculo I na EsPCEx, é mister que se analise os avanços alcançados e os desafios quem ainda possam existir. Outrossim, recomenda-se outras possibilidades de abordagem da disciplina, utilizando recursos de aprendizagem da matemática que mais se ajustam, na visão deste autor, à metodologia de Ensino por Competências, os quais são a Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas. Finalmente, este estudo busca mostrar alguns benefícios do estudo da matemática para a formação do militar da Linha de Ensino Militar Bélico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present work aims to analyze the advances and challenges for the teaching of the discipline of Calculus I in the EsPCEx from a perspective of Teaching by competences, to study the recent transformations in the teaching of this subject, to identify opportunities for improvement in the teaching-learning process and to formulate recommendations. It was hoped to contribute to Brazilian Army, in particular to the discipline of Calculus I, pointing out successes and opportunities for improvement. The ESPCEx began the implementation of Teaching by Competences in 2012, being made several changes both in the documentation of teaching and in the methodology adopted by the different disciplines. In this context, after some years of implementing this new systematics in the discipline of Calculus I in the ESPCEx, it is necessary to analyze the progress achieved and the challenges that may still exist. In addition, other possibilities of approaching the discipline are recommended, using mathematical learning resources that, according to this author, fit the methodology of Teaching by Competences, which are Mathematical Modeling and Problem Solving. Finally, this study seeks to show some benefits of the study of mathematics for the formation of the military of the Military War Teaching Line.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.subjectEnsino por competênciaspt_BR
dc.subjectEscola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)pt_BR
dc.titleAnálise do currículo, avaliação e docência na perspectiva do ensino por competências da disciplina de Cálculo na EsPCExpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap Villa Nova_TCC_Artigo_CAM_QCO_2018.pdf605,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.