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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMessias, Cinthia Maria da Fontoura-
dc.contributor.authorBritz, Letícia-
dc.date.accessioned2019-05-15T17:33:14Z-
dc.date.available2019-05-15T17:33:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3675-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A Educação Especial e Inclusiva tem sido pensada internacionalmente desde o século passado e se tornou uma realidade educacional brasileira ao final dos anos noventa e início do século atual mediante criação de documentos legislatórios que regulam a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Neste contexto, o Exército Brasileiro através da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) se organizou para oficializar e iniciar o processo de educação inclusiva nos treze colégios militares espalhados pelo Brasil. Conforme orientação da DEPA, o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) passará a receber alunos com algum tipo de deficiência a partir do ano de 2019. Diante da proximidade dessa nova realidade educacional este estudo procurou investigar este processo inicial, sua preparação tanto do aspecto de acessibilidade quanto das questões didático-pedagógicos que envolvem os profissionais e os professores. Além disso, procurou-se analisar a educação inclusiva em uma escola civil com experiência há 30 anos nessa área com o intuito de destacar boas práticas. Para cumprir com os objetivos propostos, foram aplicados e analisados quatro questionários, destinados à Seção de Projetos, Seção Psicopedagógica e Seção de Supervisão Escolar do CMPA e também à coordenadora geral de uma escola civil. O resultado da análise documental mostrou que o colégio possui em alguns aspectos pontos positivos, como no trabalho de sensibilização dos professores, a construção da Sala de Recursos e a finalização de algumas obras, mas pontos negativos em outros aspectos, como atrasos em outras adaptações do espaço físico e poucos profissionais formados na Educação Especial. Finalmente destacaram-se práticas positivas da escola civil que deve ser pensada e servir de modelo para o que o processo que iniciará no próximo anos seja constantemente aperfeiçoado.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Inclusive Education has been thought internationally since last century and it became a Brazilian educational reality by the end of the nineties to the beginning of this century through official documents that regulate the inclusion of students with special needs in the mainstream schools. In this context, the Brazilian Army through the Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) has organized to officialize and to start the process of Inclusive Education in thirteen military schools spread around Brazil. According to DEPA’s instructions, the Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) is going to receive students with any kind of special needs in the year of 2019. In the face of the closeness of this new educational reality, the present study aimed to investigate this initial process, its preparation not only with the aspects of accessibility but also with the pedagogical issues that involve all professionals in the school. Besides, it focused on analyzing the inclusive education of a civil school that has experience in the area for thirty years in order to raise good practice. To accomplish the purposed goals four questionnaires were applied and analyzed from the CMPA’s Project Section, Psycho Pedagogical Department, School Supervision Section and also from the Principal and Coordinator of a civil school. The result of the documental analysis showed that the CMPA has positive points in some aspects such as: its works for the school staff member’s awareness, the construction of the Resource Room and the conclusion of some civil engineering works, however there are negative points in other aspects, for example, delays in some room’s adaptations and a few specialists in Inclusive Education. Finally, good practice was highlighted from the civil school which must be thought and guide CMPA so that the process that is starting next year can be improved constantly.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectColégio Militar de Porto Alegre (CMPA)pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO desafio de implementar a educação inclusiva no Colégio Militar de Porto Alegre a partir de 2019pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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