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dc.contributor.advisorAntunes, Andrey Felilicio-
dc.contributor.authorSantos, Herico Francisco Pery dos-
dc.date.accessioned2019-05-13T17:11:24Z-
dc.date.available2019-05-13T17:11:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3632-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares) – Curso de Aperfeiçoamento Militar, Escola de Formação Complementar do Exército / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO No cenário atual, cresce cada vez mais de importância a necessidade de intensificar e agilizar as ações voltadas ao mapeamento, análise e melhoria de processos de maneira sistêmica e com capacidade de abranger todo o Exército Brasileiro. As regulamentações, bem como a estratégia da organização e as necessidades do Estado Brasileiro, ensejam uma gestão cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. Por tanto, faz-se necessária a adoção de ações específicas como a aplicação de metodologias de gestão, a aplicação de recursos, a utilização de ferramentas, a capacitação e a conscientização continuada dos colaboradores, militares ou civis, envolvidos, além da melhoria continua dos processos essenciais. Tudo isso deve ser conduzido por uma gestão coordenada e em consonância com as melhores práticas de gestão existente. Uma boa gestão de processos, mais do que apresentar ferramentas, é fundamental para disseminar na cultura das organizações qualidade na prestação do serviço, seja no funcionalismo público ou privado, e engajá-lo no compromisso de servir bem aos cidadãos. Primeiramente, foram observadas na literatura disponível as práticas administrativas adotadas pelas fabricas japonesas no século passado, pioneiras na aplicação da Gestão pela Qualidade Total (TQM - Total Quality Management), experimentando métodos e ferramentas de gestão a fim de se evitar os desperdícios. Num segundo momento, foram observadas as entregas dos serviços prestados nas seções e suas interações com os pontos mais importantes da administração pela qualidade, com foco no cliente, ou seja, na necessidade e satisfação do cliente e a busca por melhoria contínua dos processos internos. Neste contexto, a análise das ferramentas de qualidade na gestão de processos veio para apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitissem um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão na organização e seus impactos junto aos clientes, aqueles que recebem os diversos serviços prestados das seções analisadas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT In the current scenario, the need to intensify and streamline actions aimed at mapping, analyzing and improving processes in a systemic way and with capacity to cover the entire Brazilian Army is growing increasingly important. The regulations, as well as the strategy of the organization and the needs of the Brazilian State, provide an increasingly efficient, effective and effective management. Therefore, it is necessary to adopt specific actions such as the application of management methodologies, the application of resources, the use of tools, the training and the continuous awareness of the employees, military or civil, involved, besides the continuous improvement of the essential processes. All of this should be driven by coordinated management and in line with existing best management practices. Good process management, rather than presenting tools, is fundamental to disseminating quality service delivery in the culture of organizations, be it public or private function, and engaging it in the commitment to serve citizens well. First, the administrative practices adopted by Japanese factories in the last century were pioneered in the application of Total Quality Management (TQM), using methods and management tools to avoid waste. In a second moment, we observed the deliveries of the services provided in the sections and their interactions with the most important points of administration for quality, with a focus on the client, that is, the need and satisfaction of the client and the search for continuous improvement of the internal processes. In this context, the analysis of the quality tools in process management came to support the development and implementation of solutions that allow a continuous improvement of the management systems in the organization and their impacts on the clients, those who receive the various services provided in the sections analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectFerramentas de qualidadept_BR
dc.subjectGestão pela qualidade totalpt_BR
dc.titleA utilização das ferramentas da qualidade na melhoria dos processos nas seções da organização militarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL:ESFCEX: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MILITAR DO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (CAM/QCO)

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