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dc.contributor.authorFlach, Alan Diego-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:54:46Z-
dc.date.available2019-05-13T12:54:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3618-
dc.description.abstractOs grandes avanços tecnológicos ocorridos no final do último século e no início do atual, principalmente quanto à tecnologia da informação e às ameaças de diversas ordens na atual conjuntura mundial, forçaram o Exército Brasileiro (EB) a iniciar um processo de transformação, visando ao preparo para as possíveis ameaças futuras, entrando na chamada Era do Conhecimento. Nesse contexto, ainda no século passado, o EB buscou uma solução que viesse substituir a frota de Viaturas Blindadas, dentre elas as Viaturas URUTU e CASCAVEL, em uso há mais de 40 anos. Nasceu então o Projeto Guarani, criando a Nova Família de Viaturas Blindadas de Rodas. A primeira viatura a ser concebida foi a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani. Com a adoção desse novo meio, a Infantaria Motorizada está sendo gradativamente transformada em Infantaria Mecanizada. Para permitir o efetivo Comando e Controle (C²), intra e inter carros, foi cuidadosamente concebido o Sistema de Comando e Controle (SisC²) da VBTP-MR Guarani. Assim, a Viatura Blindada tornou-se elemento dissuasório, por aumentar a consciência situacional, permitindo a atuação de forma sincronizada com outras funções de combate. O emprego de Viaturas Blindadas, na atual Era do Conhecimento, necessita não só de meios de comunicações adequados para permitir o eficiente C² de sua tropa, mas também do conhecimento das possibilidades disponíveis e de suas limitações, visando minimizar os efeitos colaterais e potencializar seu poder de combate._________________________________________________________________________________ABSTRACT The great technological advances that took place in the end of the last century and in the beginning of the present days, mainly regarding information technology and the threats of diverse orders in the current world situation, forced the Brazilian Army to begin a process of transformation, aiming to prepare itself for possible future threats, entering in the so-called Age of Knowledge. In this context, in the last century, the Brazilian Army looked for a solution to replace the fleet of Armored Vehicles, among them the URUTU and CASCAVEL, in use for more than 40 years. The Guarani Project was born, creating the New Family of Wheeled Armored Vehicles to be designed, having the Guarani VBTP-MR as the first version/model. With the adoption of this new vehicle, the Motorized Infantry is gradually being transformed into a Mechanized Infantry. In order to allow effective Command and Control (C²), intra and inter-cars, the Command and Control System (SisC²) of the VBTP-MR Guarani was carefully designed. Thus, the Armored Vehicle has become a deterrent, by increasing the situational awareness, allowing the performance of synchronized actions with other combat functions. The use of Armored Vehicles, in the current Age of Knowledge, requires not only adequate means of communication to allow the efficient C² of its troops, but also the knowledge of available possibilities and their limitations, in order to minimize the side effects and potentialize their power of combat.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto Guaranipt_BR
dc.subjectSistema de Comando e Controle (SisC)pt_BR
dc.subjectSisC VBTP-MR Guaranipt_BR
dc.subjectInfantaria mecanizadapt_BR
dc.titlePossibilidades e limitações do sistema de comando e controle das viaturas blindadas para transporte de pessoal média de rodas (VBTP-MR) guarani no contexto de uma companhia de fuzileiros mecanizada orgânica de um batalhão de infantaria mecanizado em operaçõespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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