Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Andre Teixeira da-
dc.contributor.authorPaula, João Vitor Loureiro de-
dc.date.accessioned2019-05-08T11:35:59Z-
dc.date.available2019-05-08T11:35:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3538-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata do emprego da Companhia de Engenharia Mecanizada na execução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Foi observado por meio da pesquisa que cada ambiente operacional possui características diferentes, gerando por consequência, necessidades variadas. A composição de meios da Companhia de Engenharia Mecanizada é organizada em estruturas modulares de acordo com as necessidades que a ação exige sem contudo ferir a doutrina, conservando o Pelotão de Engenharia de Combate como fração mínima de emprego de tropa de Engenharia. Dessa forma, de acordo com as missões desenvolvidas pela tropa nas Operações Arcanjo, São Francisco e Furacão a Companhia de Engenharia Mecanizada foi organizada em: 1(um) Pelotão de Comando, 4(quatro) Pelotões de Engenharia de Combate Mecanizado, 1(um) Pelotão de Serviços Gerais e 1(um) Pelotão de Engenharia e Apoio. Neste contexto, a pesquisa também sugeriu uma matriz de execução apontando os principais materiais, equipamentos e viaturas a serem conduzidos pela Companhia de Engenharia Mecanizada quando empregada em Operações de Garantia da Lei e da Ordem. ________________________________________________________________________________________RESUMÉN: El estudio se ocupa del empleo de la companhía de ingeniería mecanizada, en la ejecución de las operaciones de aseguramiento de la ley y del orden. Fue observado por médio de la investigación ,que cada ambiente tiene características variadas. La composición de los médios de la companhía de ingeniería mecanizada se organiza en estructuras modulares de acuerdo con las necesidades que la acción requiere sin lesionar la doctrina, al conservar el pelotón de ingeniería de combate como una mínima fracción de empleo de ingeniería. De esta manera, de acuerdo con las misiones desarrolladas por las tropas em las operaciones Arcanjo, São Francisco e Furacão, la compahía de ingeniería mecanizada se organizo en: 1(un) pelotón de mando,4 (cuatro) pelotones mecanizados de ingeniería de combate, 1(un) pelotón de serviços generales y 1(un) pelotón de ingeniería y apoyo. En este contexto, la investigación también sugirió uma matriz de ejecución señalando los principales materiales, equipos y vehículos que debe tener la companhía de ingeniería mecanizada cuando se emplee em las operaciones de aseguramiento de la ley y del orden.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompanhia de Engenharia Mecanizadapt_BR
dc.subjectTrabalhos de engenhariapt_BR
dc.subjectModularidadept_BR
dc.subjectMatriz de execuçãopt_BR
dc.titleTrabalhos de engenharia executados pela companhia de engenharia de combate mecanizada em operações de garantia da lei e da ordempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESAO_ CAP LOUREIRO.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.