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dc.contributor.advisorAlcantara, Renan Lopes-
dc.contributor.authorSilva, Bruno Márnio-
dc.date.accessioned2019-05-08T11:35:03Z-
dc.date.available2019-05-08T11:35:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3535-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização em Ciências Militares, com enfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractO Exército Brasileiro, buscando formas efetivas, seguras e econômicas de preparar e adestrar as suas tropas, vem adotando meios de simulação que buscam reproduzir, com bastante realidade, cenários e situações vividas em um combate. Para adestrar Comandantes e Estados-Maiores de Divisões de Exército até o nível Unidade, a Força Terrestre emprega o sistema de simulação construtiva baseada em computadores chamado COMBATER. O COMBATER é um sistema com grande capacidade de ampliação que busca, unindo os simuladores de simulação viva e virtual, aproveitar dados obtidos pelos sistemas para melhorias das suas próprias simulações. Como o COMBATER é um sistema utilizado também para verificar e validar a doutrina, o máximo de fidedignidade é esperado deste sistema. Os simuladores virtuais e vivos, apresentam arbitrariedades que podem comprometer os resultados advindo dos efeitos de suas simulações. Este trabalho apresenta uma proposta de melhorias para que o simulador construtivo baseado em computadores, do Exército Brasileiro, possa testar e validar a doutrina de forma efetiva, aproximando os resultados obtidos dos que poderiam ser desfechos de uma guerra. ________________________________________________________________________________________ABSTRACT: The Brazilian Army, seeking effective, safe and economic ways to prepare and train its troops, has been adopting means of simulation that seek to reproduce scenarios and situations experienced in a combat. To train Commanders and Major States of Army Divisions to the Unity level, the Ground Force employs the computerbased constructive simulation system called COMBATER. COMBATER is a system with great capacity of expansion that seeks, joining the simulators of live and virtual simulation, to take advantage of data obtained by the systems to improve their own simulations. Since COMBATER is a system also used to verify and validate doctrine, the maximum trustworthiness is expected of this system. Virtual and live simulators present arbitrariness that can compromise results from the effects of their simulations. This work presents a proposal for improvements so that the Brazilian Army's computer - based construction simulator can effectively test and validate doctrine, bringing the results obtained from those that could be the outcome of a war.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulação construtivapt_BR
dc.subjectAdestrarpt_BR
dc.subjectCombaterpt_BR
dc.subjectDoutrinapt_BR
dc.titleJogos de guerra e o uso de computadores na validação da doutrina militarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
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