Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves Junior, Antônio-
dc.contributor.authorDiogo, Helder Siqueira Monteiro-
dc.date.accessioned2019-05-02T16:59:46Z-
dc.date.available2019-05-02T16:59:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3530-
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização em Ciências Militares, com enfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário atual no qual enfrentamos diversos problemas como: escassez de capital destinado às Forças Armadas, preocupação cada vez maior com o meio ambiente, necessidade de minimizar as perdas dos recursos humanos, tão logo pensar em uma saída eficiente para esses enfrentamentos torna-se imprescindível. Nesse contexto, a simulação, e mais especificamente a simulação construtiva, que usa o ambiente e a tropa simulada de maneira eficaz, acaba ganhando importância para o treinamento do Estado-Maior das unidades e grandes unidades. Este trabalho tem a finalidade de melhorar a percepção do aluno da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias sobre a simulação executada nesse estabelecimento de ensino. Nessa pesquisa, procurou-se entender as possibilidades de burlar o simulador, e assim propor métodos para descobrir e coibir o meta-jogo. Para atingir este objetivo procurou-se descrever como é realizado o exercício de simulação nessa escola e, assim, encontrar soluções para este problema. Para isto, foram realizadas entrevistas e um questionário, os quais identificaram como solução a entrega de um texto, Apêndice C, no início da atividade, a fim de minimizar problemas de conduta durante exercícios com o simulador. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: In a current scenario in which we face several problems such as: shortage of capital for the Armed Forces, growing concern with the environment, need to minimize human resource losses, as soon as we think of an efficient way out of these confrontations becomes indispensable. In this context, the simulation, and more specifically the constructive simulation, that uses the environment and the simulated troop in an effective way, ends up gaining importance for the training of the Staff of the units and large units. This work has the purpose of improving the perception of the student of the School of Improvement of Offices on the simulation performed in this educational establishment. In this research, we tried to understand the possibilities of circumventing the simulator, and thus propose methods to discover and inhibit the meta-game. In order to reach this objective, we tried to describe how the simulation exercise is performed in this school and, thus, to find solutions to this problem. For this, interviews and a questionnaire were conducted, which identified as a solution the delivery of a text, Appendix C, at the beginning of the activity, in order to minimize conduct problems during exercises with the simulator.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSimulação construtivapt_BR
dc.subjectBurlarpt_BR
dc.subjectMétodos para evitar o meta-jogopt_BR
dc.titleProposta de métodos para descobrir e coibir o meta-jogo no emprego da simulação no ensino da escola de aperfeiçoamento de oficiaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESAO_CAP HELDER.pdf463,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.