Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Anderson Eduardo e Souza-
dc.contributor.authorBotino, Jorge Severo-
dc.date.accessioned2019-03-21T18:16:39Z-
dc.date.available2019-03-21T18:16:39Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3209-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência Militares, com ênfase em Gestão Operacional) apresentada à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO) como parte dos requisitos para o grau de Especialista.pt_BR
dc.description.abstractA negociação é um fator essencial para o sucesso das missões de paz e para que as negociações tenham êxito, o domínio dos idiomas das partes envolvidas em conflitos e disputas, aumenta significativamente as chances de sucesso das negociações e em consequência, as chances de sucesso das missões de paz. O contrário, pode levar a desentendimentos, que podem pôr a perder todo o processo de estabilização e pacificação. Devido à levada participação do Brasil em missões de paz, surge o questionamento se o ensino do idioma instrumental árabe seria importante para a tropa brasileira empregada em missões dessa natureza. Caso esse emprego se concretizasse, seria de grande utilidade o domínio do idioma árabe, porém, com a atual conjuntura do Brasil, a possibilidade de tal emprego é remota, portanto, não há significativa necessidade do ensino do idioma árabe para o Exército Brasileiro. ________________________________________________________________________________________ABSTRACT: The negotiation is a important factor to the success of peacekeeping and to the success of the negotiations, the knowledge of actors languages involved in conflits and contention, increase significantly the chances of success of the peacekeeping missions. However, the opposite can lead to misunderstoods wich can make the lost of all process of stabilization and peacekeeping. Due to the high participation of Brazil in peacekeeping missions, arise the question if the teaching of the arabic language would be important to the brazilian troops employed in this kind of missions. If this employment concretizes, it would be very useful the knowledgement of the arabic language, but with the actual conjuncture of Brazil, the possibility of this employ is remote, só there is not a significant need of the teaching of arabic language to the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicaçõespt_BR
dc.subjectMissão de pazpt_BR
dc.subjectIdiomapt_BR
dc.subjectÁrabept_BR
dc.titleAnálise prospectiva do ensino do idioma instrumental árabe tendo em vista futuras missões de pazpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. Autorizada a disponibilização na BDEx pelo autor.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap Jorge Botino.pdf239,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.