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dc.contributor.advisorAlcântara, Renan Lopes-
dc.contributor.authorPaula Júnior, Ernesto Sávio de-
dc.date.accessioned2019-03-20T14:33:52Z-
dc.date.available2019-03-20T14:33:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/3117-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como requisito para a especialização em Ciências Militares com ênfase em Gestão Operacional, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo pretende ampliar o conhecimento a respeito da inserção do sexo feminino na linha de ensino militar bélico em 2017, objetivando em especial minimizar possíveis consequências para operacionalidade da Força Terrestre e sugerir testes operacionais visando a obtenção de um padrão mínimo a ser atingido por todos oficiais independente de gênero. Pretende se, ainda, obter, como resultado, inovações no sentido de aprimoramento do perfil profissiográfico dos concludentes dos cursos de formação e graduação de oficiais e praças da linha de ensino bélica.Por fim, o presente estudo pode fornecer subsídios para a validação de um teste operacional, o qual seria executado independente de gênero visando obter um padrão mínimo tendo em vista homens e mulheres terem que realizar as mesmas atividades operacionais para os cursos em questão.Apresentam-se, portanto, como reais beneficiários do presente trabalho, o Exército Brasileiro; a AMAN, a EsPCEx e a EsLog. São a estes elementos que se destina o estudo em tela._____________________________________________________________________________________ABSTRACT The present study intends to broaden the knowledge about the insertion of females in the military education line in 2017, aiming in particular to minimize possible consequences for the operation of the Brazilian Army and to suggest operational tests aiming at obtaining a minimum standard to be reached by all Officers. As a result, it is also intended to obtain innovations in the sense of improving the professional profile of the training and graduation courses of officers and squares of the war education line. Finally, the present study may provide support for the validation of an operational test, which would be gender-neutral, with a view to achieving a minimum standard for men and women to have the same operational activities for the courses in question. Therefore, the Brazilian Army are presented as real beneficiaries of the present study; AMAN, EsPCEx and EsLog. These are the elements that the study on screen is intended for.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSexo femininopt_BR
dc.subjectEnsino militar bélicopt_BR
dc.subjectOperacionalidadept_BR
dc.titleA inserção do sexo feminino na linha de ensino militar bélica : análises críticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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