Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/2762
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Gustavo Tomaz Lobo | - |
dc.contributor.author | Balbi, Enzo Dolorico | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T12:16:29Z | - |
dc.date.available | 2019-02-19T12:16:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/2762 | - |
dc.description | Trabalho Acadêmico, apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, como requisito parcial para a obtenção da especialização em Ciências Militares, com ênfase em Gestão Operacional, pós-graduação universitária lato sensu. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de estudo descritivo, de natureza exploratória, voltado à análise da utilização de aeronave de asa fixa para a atividade de suprimento na amazônia central no contexto particular da implementação da aeronave C-23B+ SHERPA e das estruturas aeroportuárias existentes dos Pelotões Especiais de Fronteira. Os procedimentos metodológicos adotados incluíram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, consistindo na análise do manual técnico da aeronave C-23B+ SHERPA e na análise das estruturas de aeródromos dos Pelotões Especiais de Fronteira respectivamente. Revisadas as bases conceituais e a análise dos dados obtidos em relação aos aeródromos, verificou-se que dos 22 (vinte e dois) Pelotões Especiais de Fronteira e das 02 (duas) Companhias Especiais de Fronteira, 01 (uma) Companhia e 01 (um) Pelotão não possuem Aeródromo, outros 05 (cinco) Pelotões possuem aeródromo porém não estão homologados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atendendo com restrições o seu uso por aeronaves militares e 16 (dezesseis) Pelotões e 01 (uma) Companhia possuem pistas homologadas que atendem plenamente às necessidades de pousos e decolagens da aeronave C-23B+ SHERPA de acordo com o seu manual operacional, atingindo um total 70,83% de disponibilidade plena, 20,83% de disponibilidade com restrições e 8,34% de indisponibilidade dos aeródromos, tornando praticamente viável o apoio com a atual estrutura encontrada uma vez que 91,66% dos PEF possuem o apoio de estrutura aeroportuária para serem atendidos pelo modal aéreo representado neste caso pela aeronave C-23B+ SHERPA. __________________________________________________________________ | pt_BR |
dc.description.abstract | This is an exploratory descriptive study focused on the analysis of the use of fixed wing aircraft for the supply activity in central Amazonia in the particular context of the implementation of the C-23B + SHERPA aircraft and the existing airport structures of the Special Border Platoons . The methodological procedures adopted included bibliographical research and field research, consisting of the analysis of the C-23B + SHERPA aircraft technical manual and the analysis of the aerodrome structures of the Border Special Platoons respectively. After reviewing the conceptual bases and analysis of data obtained in relation to aerodromes, it was verified that of the 22 (twenty-two) Special Border Platoons and the 02 (two) Special Border Companies, 01 (one) Company and 01 (one ) Platoons do not have Aerodrome, other 05 (five) Platoons have aerodrome but are not homologated with the National Civil Aviation Agency (ANAC), attending with restrictions its use by military aircraft and 16 (sixteen) Platoons and 01 (one) Company have homologated lanes that fully meet the landing and take-off needs of the C-23B + SHERPA aircraft according to its operational manual, reaching a total of 70.83% full availability, 20.83% restricted availability and 8.34% of aerodromes unavailability, making support practically viable with the current structure found since 91.66% of the PEF have the support of airport structure to be served by the air modal rep in this case by the C-23B + SHERPA aircraft. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Suprimento aéreo | pt_BR |
dc.subject | C-23B+ Sherpa | pt_BR |
dc.subject | Aeródromo | pt_BR |
dc.title | Análise dos aeródromos existentes nas unidades de fronteira da região Norte do Brasil para a utilização da aeronave C-23b+ Sherpa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desdes que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ESAO: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
5010_CapENZO.pdf | 171,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.