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dc.contributor.advisorVasconcellos, Santos, Gilbert Queiroz dos Alexandre Barbosa Alexandre Barbosa-
dc.contributor.authorAranda, Dalcin, Darli Antonio Igor dos Santos-
dc.contributor.authorHaacke, Silva, Jurandi de Souza Paulo André-
dc.contributor.authorMachado, Sales, Nilton de Souza Marcio Marconato-
dc.date.accessioned2019-02-05T18:25:55Z-
dc.date.available2019-02-05T18:25:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/2701-
dc.descriptionProjeto Interdisciplinar (PI) - Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e do Quadro de Capelães Militares, Escola de Formação Complementar do Exército, Salvador, 2018.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO O Exército Brasileiro (EB) tem passado por uma evolução constante para atender as demandas de preparo e emprego, característicos do atual momento. Nessa conjuntura, a distribuição da carga de trabalho deve ser avaliada para que se verifique a sua eficácia. Nesse contexto o presente estudo apresenta como objetivo principal encontrar e analisar a atual distribuição da carga de trabalho nos processos finalísticos da Seção Técnica de Ensino e nos processos de apoio da Secretaria Acadêmica da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), instituição do sistema de ensino do Exército Brasileiro. Para realizar este estudo, foram aplicados dois questionários. O primeiro, em caráter preliminar, foi aplicado em cinco seções, tendo como objetivo observar as características das seções. O segundo questionário, aplicado nas seções definidas neste estudo, teve como meta identificar os pontos com sobrecarga ou subcarga de trabalho. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, utilizando como base para medição da carga de trabalho o modelo NASA-TLX, com o intuito de encontrar a distribuição da carga de trabalho nas seções em questão, tendo a pesquisa os métodos qualitativos e quantitativos. Como resultado geral do questionário NASA-TLX, observou-se que nenhum participante apresentou um escore abaixo de 7,5; apenas um dos indivíduos fez o escore de 8,6; os demais fizeram escores superiores à marca 10,7, isto é, pontuações elevadas que apontam para uma grande carga de trabalho atribuída a esses trabalhadores. Outras variáveis foram analisadas como: demanda mental, demanda física, demanda temporal, nível de satisfação pessoal, nível de esforço e nível de frustração. Analisando as seções em questão, pode-se chegar à conclusão de que ambas possuem elevadas carga de trabalho, sendo que a Secretaria Acadêmica possui uma carga de trabalho maior do que aquela destinada à Seção Técnica de Ensino. Outro ponto importante a ser observado com os resultados é que a pesquisa indica que a idade, o tempo na função e o tempo de serviço são determinantes para influenciar na percepção da carga de trabalho. Como oportunidade de melhoria, o aumento do efetivo com a redistribuição das tarefas para reduzir a sobrecarga seria uma solução aplicável. Outra oportunidade seria consultar os militares para verificar a adaptabilidade com as atividades da seção e caso exista essa dificuldade uma solução seria substituí-lo. Contudo, uma nova solução possível verificada é a preferência na alocação dos militares com maior experiência na função que irão assumir, haja vista que este indicador presume uma menor percepção da carga de trabalho. Enfim, acredita-se que a pesquisa desenvolvida e as oportunidades de melhoria apresentadas seriam de grande valia para redução da sobrecarga de trabalho nas seções analisadas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aims to seek and analyze the current workload distribution on the finalist processes from Seção Técnica de Ensino (Technical Section of Education) and on the support processes from Secretaria Acadêmica (Academica Secretary), all within the Escola de Formação Complementar do Exército (Army Complementary Training School), a institution of the Brazilian Army education system. In order to perform this study, two questionnaires were applied. The first one, on a preliminary basis, was applied in five sections, in order to observe the characteristics of the sections. The second questionnaire, applied in the defined sections of this study, was aimed to identify the points with overload or underload work. The applied research technique was the case study, using as base for workload measurement the NASA-TLX model, with the purpose of finding the workload distribution within the studied sections, while applying the qualitative and quantitative methods. As a general result of the NASA-TLX questionnaire, it was observed that no participant presented a score below 7.5; only one individual scored 8.6; the remaining ones scored higher than the mark 10.7, that is, high scores that point to a large workload assigned to these workers. Other variables were analyzed, like: mental demands, physical demands, temporal demands, personal satisfaction levels, effort levels and frustration levels. Analyzing the studied sections, it can be concluded that both have high workload, being that the Secretaria Acadêmica has a higher workload than that assigned to the Seção Técnica de Ensino. Another important point is that the research indicates that the concepts of age, years in function and years of service are decisive in influencing the workload perception. As an opportunity for improvement, an applicable solution would be to increase the number of workers while making a task redistribution in order to reduce the work overload. Another opportunity would be to interview the military to check the adaptability whithin the section activities and, if there is some kind of difficulty, a solution would be to replace the worker. However, a new possible solution found would be to assign the most experienced military to each role, since this worker will perceive a lower workload than the inexperienced one. Finally, it is possible to say that the developed research and the improvement opportunities presented in this work would be valuable for reducing the work overload in the analyzed sections.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCarga de trabalhopt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectNASA-TLXpt_BR
dc.titleAnálise da carga de trabalho nos processos finalísticos da STE e de apoio da Secretaria Acadêmica da EsFCEx utilizando a medição da carga de trabalho como ferramenta de gestão de pessoaspt_BR
dc.typeProjeto Interdisciplinarpt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES

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