Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/169
Autor(es): Brasil. Ministério da Defesa
Título: Medidas de coordenação do espaço aéreo nas operações conjuntas
Informação relacionada: Portaria Normativa n. 3.009/MD, de 18 de novembro de 2014 9 (APROVAÇÃO). Publicado no D.O.U. n. 224 de 19 de novembro de 2014.
Tipo: Manual
Data do documento: 2014
Descrição: Este manual tem por finalidade Orientar a utilização de forma conjunta do Espaço Aéreo, em uma Área de Responsabilidade (Teatro de Operações ou Área de Operações), por meio de procedimentos padronizados, incrementando a segurança dos meios que utilizam esse ambiente e aumentando a flexibilidade dos Comandantes, em todos os níveis, favorecendo a sinergia das Forças envolvidas nas ações conjuntas. O conhecimento e aplicação deste manual, juntamente com o Manual de Apoio de Fogo em Operações Conjuntas - MD33-M-11, representa uma chave essencial para evitar-se o fratricídio em Operações Conjuntas das Forças Armadas. O Manual de Apoio de Fogo em Operações Conjuntas trata de todos os aspectos de coordenação de apoio de fogo e descreve as Medidas de Coordenação de Apoio de Fogo (MCAF).
Palavras-chave: Espaço aéreo
Operações conjuntas
Aparece nas coleções:MINISTÉRIO DA DEFESA: MANUAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD33_M_13_medidas_coor_esp_aer_op_cj_1_2014.pdf903,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.