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dc.contributor.advisorSiqueira, Julio Cesar Aguiar-
dc.contributor.authorAraujo Junior, Aldenor Gomes de-
dc.date.accessioned2025-02-05T14:06:34Z-
dc.date.available2025-02-05T14:06:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14360-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Defesa Nacionalpt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tratou do itinerário formativo da disciplina de História Militar ministrado aos oficiais da linha bélica de carreira do Exército Brasileiro ao longo de seu transcurso educacional. Nesse contexto, se propôs a conduzir uma análise documental acerca das lacunas e defasagens encontradas no referido tópico, apontando os principais problemas, exemplos e caminho prático que possam ser seguidos, trazendo uma solução plausível acerca do assunto. Ao pesquisar o que de mais recente e atual tem sido produzido sobre o itinerário formativo da disciplina de História Militar dos oficiais de carreira da linha bélica, foram identificados desalinhamentos, divergências e até mesmo assuntos que se repetiam por ocasião do exame documental, bem como diferentes graus de detalhamento no trato da matéria, tomando por base os Planos de Disciplinas de cada Estabelecimento de Ensino do universo de estudo. As lacunas ou defasagens na referida disciplina se estenderam ao longo de todo tempo, trazendo problemas na continuidade do processo de ensino-aprendizagem entre as três escolas de oficiais (Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e Escola de Comando e Estado Maior do Exército), com prejuízos que puderam ser percebidos ao longo de toda carreira dos referidos militares.pt_BR
dc.description.abstractThe present work dealt with the training itinerary of the Military History discipline taught to military career officers of the Brazilian Army throughout their educational course. In this context, it was proposed to conduct a documentary analysis of the gaps and gaps found in the aforementioned topic, pointing out the main problems, examples and practical path that can be followed, bringing a plausible solution to the subject. When researching the most recent and current information that has been produced on the training itinerary of the Military History discipline of career military officers, misalignments, divergences and even issues that were repeated during the documentary examination were identified, as well as different degrees of detail in dealing with the subject, based on the Subject Plans of each Educational Establishment in the study universe. The gaps or lags in the aforementioned discipline have extended throughout time, causing problems in the continuity of the teaching-learning process between the three officer schools (Agulhas Negras Military Academy, Officer Improvement School and Command and General Staff School). of the Army), with losses that could be noticed throughout the career of the aforementioned soldiers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectItinerario formativopt_BR
dc.subjectLinha belicapt_BR
dc.subjectOficiaispt_BR
dc.subjectHistoria militarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO itinerário formativo da disciplina de História Militar ministrada aos oficiais de carreira da linha bélica do Exército Brasileiro : AMAN, EsAO e ECEMEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

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