Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Damião, André Köhler | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Pedro Henrique Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T12:04:39Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T12:04:39Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14293 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ciências Militares, com ênfase em Defesa Nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino por competências mostra-se como uma interessante alternativa para modernização do processo de ensino-aprendizagem, visando qualificar o discente a apresentar soluções diante de problemas complexos e inéditos. Nesse sentido, o presente trabalho aprofunda essa metodologia, estudando sua aplicação no ensino de altos estudos militares, seus impactos no aprendizado do aluno e sua aplicabilidade pelo Oficial de Estado-Maior no pós-curso. Como contextualização, apresentam-se os conceitos relacionados a essa metodologia, suas técnicas de ensino, bem como as expectativas sobre os efeitos desse processo sobre os discentes e profissionais. A fim de obter percepções sobre sua eficácia, diversos ex-alunos apresentaram suas impressões e sugestões por meio de questionários, atestando a eficiência e a utilidade desse método em sua carreira profissional, além de sugestões sobre possíveis aperfeiçoamentos ao mesmo como, por exemplo, mesclando-o com técnicas tradicionais de ensino. Além disso, foram apresentadas diferentes ferramentas para instrução, utilizadas em instituições educacionais nacionais e internacionais, como a Army Sustainment University, nos Estados Unidos. Com isso, foi possível concluir sobre a evolução do bom trabalho realizado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, por ocasião da implementação dessa metodologia, bem como apresentar oportunidades de melhoria e sugestões de técnicas complementares, visando aperfeiçoar esse recente processo de efetivação do Ensino Aprendizagem. Assim, esse trabalho se apresenta como uma fonte de consulta útil, sobre o tema proposto, além de atingir ao objetivo estabelecido de encontrar respostas ao problema apresentado, relativo aos impactos que essa metodologia vem provocando aos discentes a ela submetidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | La enseñanza basada en competencias es una alternativa interesante para modernizar el proceso de enseñanza-aprendizaje, con el objetivo de capacitar a los alumnos para presentar soluciones a problemas complejos y sin precedentes. En este sentido, el presente trabajo profundiza en esta metodología, estudiando su aplicación en la enseñanza de los estudios militares superiores, sus impactos en el aprendizaje de los estudiantes y su aplicabilidad por parte del Oficial de Estado Mayor tras finalizar el curso. Como contextualización, se presentan los conceptos relacionados con esta metodología, sus técnicas de enseñanza, así como las expectativas sobre los efectos de este proceso en estudiantes y profesionales. Para conocer su eficacia, varios antiguos alumnos expusieron a través de cuestionarios sus impresiones y sugerencias, dando fe de la eficacia y utilidad de este método en su carrera profesional, así como sugerencias sobre posibles mejoras del mismo, como, por ejemplo, mezclarlo con las técnicas de enseñanza tradicionales. Además, se presentaron diferentes herramientas didácticas, utilizadas en instituciones educativas nacionales e internacionales, como la Army Sustainment University, en Estados Unidos. Con esto se pudo concluir sobre la evolución del buen trabajo realizado por la Escuela de Comando y Estado Mayor del Ejército Brasileño, en su proceso de implementación de esta metodología, así como presentar oportunidades de mejora y sugerencias de técnicas complementarias, con el objetivo de mejorar. este reciente proceso de implementación de la Enseñanza Aprendizaje. Así, este trabajo se presenta como una fuente útil de información sobre el tema propuesto, además de lograr el objetivo establecido de encontrar respuestas al problema presentado, respecto de los impactos que esta metodología ha provocado en los estudiantes sometidos a ella. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino por competências | pt_BR |
dc.subject | Educação militar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Escola de Comando e Estado-Maior do Exército | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | ECEME | pt_BR |
dc.title | O Ensino por competências : um estudo sobre esta metodologia e seus impactos no aperfeiçoamento do oficial do quadro de Estado-Maior da ativa do Exército | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MO 7178 - Pedro Henrique Nascimento DAMASCENO.pdf | 848,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.