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dc.contributor.advisorMendonça, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.authorAnjos, Yohan Andrews dos-
dc.date.accessioned2025-01-15T11:13:07Z-
dc.date.available2025-01-15T11:13:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14070-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Ciências Militares, com ênfase em Defesa Nacional.pt_BR
dc.description.abstractNa era da informação, o emprego das mídias sociais revolucionou a forma como nos comunicamos. A sociedade ainda está se adaptando às novas possibilidades que essa ferramenta de comunicação tem disponibilizado para as instituições privadas e governamentais. O conceito de comunicação estratégica tem sido utilizado com a finalidade de proporcionar uma comunicação efetiva, sinérgica e sincronizada em um ambiente ambíguo e de informações difusas, que podem utilizar-se das mídias sociais para chegar nos seus objetivos organizacionais. A intervenção Federal do Rio de Janeiro do ano de 2018 utilizou-se de uma estrutura de Comunicação que visou obter a legitimidade da população nacional por intermédio de campanhas informacionais. Nessas campanhas, foram empregadas as ferramentas de mídias sociais como estratégia de divulgação das atividades realizadas. Nesse cenário, verificamos a necessidade de aferir em que medida as atividades de comunicação realizadas pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) formam eficientes em relação a percepção da população. O GIF manteve ativo um perfil na rede Social Twitter/X durante o período da Intervenção Federal, de julho de 2018 até janeiro de 2020, no qual foi o principal veículo de informações oficiais sobre as ações do GIF dentro das Mídias Sociais. A literatura em questão aborda que o componente emocional inserido nas postagens seria mais eficiente para conquistar o engajamento da população no ambiente digital, porém os dados informativos têm grande valia para constatar a eficácia dos meios utilizados para a consecução dos objetivos. Assim, o problema proposto foi em que medida as ações realizadas pelo Gabinete de Intervenção Federal, no campo informacional, foram eficientes para conquistar o apoio da população? Para tanto foi conduzida uma análise de conteúdo com as postagens do perfil do Gabinete na Rede Twitter/X verificando quais as publicações obtinham maior interação do público. A análise foi realizada em uma divisão de categorias de postagem e posteriormente a relação de engajamento ente elas. Os resultados podem contribuir para uma melhor eficiência no planejamento de qual categoria devem ser postadas nas mídias sociais com finalidade de gerar melhor engajamento com a população, ampliando a eficiência das campanhas informacionais realizadas pelo Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractIn the information age, the use of social media has revolutionized the way we communicate. Society is still adapting to the new possibilities that this communication tool has made available to private and government institutions. The concept of strategic communication has been used to provide effective, synergistic and synchronized communication in an ambiguous environment with diffuse information, which can use social media to achieve their organizational objectives. The Federal Intervention in Rio de Janeiro in 2018 used a Communication structure that aimed to obtain legitimacy from the national population through information campaigns. In these campaigns, social media tools were used as a strategy to publicize the activities carried out. In this scenario, we verified the need to assess to what extent the communication activities carried out by the Federal Intervention Office (GIF) were efficient in relation to the population's perception. GIF maintained an active profile on the Twitter/X social network during the period of the Federal Intervention, from July 2018 to January 2020, which was the main vehicle for official information about GIF's actions within Social Media. The literature in question states that the emotional component inserted in the posts would be more efficient in gaining the population's engagement in the digital environment, but the informative data are of great value in verifying the effectiveness of the means used to achieve the objectives. Thus, the proposed problem was summarized as to what extent the actions carried out by the Federal Intervention Office, in the informational field, were efficient in gaining the population's support? To this end, a content analysis was conducted with the posts from the Office's profile on the Twitter/X network, verifying which posts generated the greatest engagement from the population. The analysis was performed by dividing the posting categories and then analyzing the engagement relationship between them. The results can contribute to greater efficiency in planning which categories should be posted on social media in order to generate better engagement with the population, increasing the efficiency of the information campaigns carried out by the Brazilian Armypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectIntervenção federalpt_BR
dc.subjectCrime organizadopt_BR
dc.titleMídias sociais na comunicação estratégica durante a Intervenção Federal no estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX : DESMIL: ECEME: PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS

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