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dc.contributor.advisorCunha, Karenine Miracelly Rocha da-
dc.contributor.authorRocha, Debora Morais da-
dc.date.accessioned2025-01-06T16:36:12Z-
dc.date.available2025-01-06T16:36:12Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14034-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul durante as enchentes de maio de 2024, focando no gerenciamento de crises de imagem. A pesquisa, de natureza bibliográfica e metodologia qualitativa, baseou-se em dados coletados em livros, documentos, reportagens e postagens em redes sociais. A análise demonstra que a ausência de um plano estruturado de gerenciamento de crises e de comunicação, agravada pela disseminação de fake news, impactou a capacidade da Instituição de lidar com a crise de forma eficaz, apesar da rápida mobilização para atender às demandas operacionais. A fragilidade na comunicação interna e a limitação na produção de informação evidenciam a necessidade de se aprimorar a comunicação estratégica da Brigada Militar, diferenciando os fluxos de informação para os diferentes stakeholders. Conclui-se que a experiência, embora desafiadora, oferece a oportunidade de aprendizado para a Instituição, que pode se valer da implementação de um plano de comunicação de crise formal, da formação de porta-vozes e do investimento em comunicação digital para fortalecer a reputação e a confiança da sociedade em nas ações da Brigada Militar.pt_BR
dc.description.abstractThis article examines the actions of the Rio Grande do Sul Military Brigade during the May 2024 floods, focusing on image crisis management. The research, bibliographical in nature and employing a qualitative methodology, was based on data collected from books, documents, news reports, and social media posts. The analysis demonstrates that the lack of a structured crisis management and communication plan, compounded by the spread of fake news, hampered the institution's ability to deal with the crisis effectively, despite its rapid mobilization to meet operational demands. Weaknesses in internal communication and limitations in information production highlight the need to improve the Military Brigade's strategic communication, differentiating information flows for different stakeholders. It is concluded that the experience, although challenging, offers an opportunity for learning. The Military Brigade can benefit from implementing a formal crisis communication plan, training spokespersons, and investing in digital communication to strengthen its reputation and public trust in its actions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrigada militarpt_BR
dc.subjectCrise de imagempt_BR
dc.subjectEnchentespt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.titleGestão de crise de imagem : análise da atuação da Brigada Militar durante as enchentes no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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