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dc.contributor.advisorGarcia, Adriana Domingues-
dc.contributor.authorOliveira, Johnson Francesco Inácio de-
dc.date.accessioned2025-01-06T16:35:33Z-
dc.date.available2025-01-06T16:35:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14033-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta o tema projeção da imagem do Exército Brasileiro. O objetivo central é compreender como a imagem da Força foi fortalecida com a Operação Acre, desenvolvida no contexto das enchentes no estado do Acre. Para atingir esse objetivo, inicialmente, é realizado um levantamento bibliográfico, abordando os objetivos da Comunicação Estratégica do Exército, abrangendo conceitos como Acontecimento Jornalístico, Critério de Noticiabilidade e Mídia Espontânea. O caminho metodológico adotado para esse estudo foi a Análise de Enquadramento (ENTMAN, 1993) de notícias na mídia regional e nacional sobre o assunto. Para complementar as inferências, foram analisadas postagens no Instragram das agências das unidades envolvidas na operação e realizado um questionário com os militares que atuaram na comunicação social, buscado levantar subsídios para entender os processos midiáticos da cobertura da Operação Acre, em diferentes níveis de produção. Por fim, são constatadas possíveis falhas na comunicação interna e externa, bem como sugestões de melhorias importantes no Sistema de Comunicação Estratégica do Exército.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents the theme projection of the image of the Brazilian Army. The central objective is to understand how the image of the Force was strengthened with Operation Acre, developed in the context of the floods in the state of Acre. To achieve this objective, initially, a bibliographical survey is carried out, addressing the objectives of the Army Strategic Communication, covering concepts such as Journalistic Event, Criterion of Newsworthiness and Spontaneous Media. The methodological path adopted for this study was the Framework Analysis (ENTMAN, 1993) of news in regional and national media on the subject. To complement the inferences, posts were analyzed in Instragram of the agencies of the units involved in the operation and a questionnaire was conducted with the military that acted in the social media, sought to raise subsidies to understand the media processes of Operation Acre coverage, at different levels of production. Finally, possible failures in internal and external communication are noted, as well as suggestions for important improvements in the Army Strategic Communication System.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.subjectOperação Acrept_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.titleOperação Acre : atuação da Comunicação Social do Exército e projeção da imagem da Forçapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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