Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Raquel Timponi Pereira | - |
dc.contributor.author | Gomes, Paulo Pinto Costa | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T16:15:20Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T16:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14032 | - |
dc.description | Artigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é a única porta de entrada para os futuros Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro. A fim de dar publicidade às atividades ocorridas na escola, a EsPCEx utiliza o Instagram como principal forma de divulgação institucional. Nesse sentido, o artigo tem como tema central investigar a maneira como o corpo discente da Escola Preparatória de Cadetes do Exército percebe a comunicação institucional da escola pelo Instagram e os possíveis caminhos para se pensar em um conteúdo alinhado com a geração que irá prestar o concurso de admissão. O objetivo é analisar a comunicação institucional da EsPCEx veiculada no Instagram, de modo a propor soluções alinhadas com o persona do público ingressante. A pesquisa apresenta duas metodologias complementares, sendo uma pesquisa bibliográfica e a elaboração de um questionário com os alunos que estão cursando o ano letivo. Para a consecução deste trabalho, o estudo bibliográfico recorreu a alguns autores como Rose Marie Santini (2020), José Van Dijck (2021), Paulo Faustino (2021), Byung-Chul Han (2022) e Anna Lembke (2022), dentre outros, com o objetivo de aprofundar mais sobre a problemática que esse artigo se propõe a estudar. Também, foi realizado um levantamento survey, por meio de um questionário, com o intuito de entender como os alunos, que estão cursando a EsPCEx no ano corrente, enxergam o Instagram da escola. Como resultado, são apresentadas sugestões para aprimorar a comunicação institucional da escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | The Army Cadet Preparatory School (EsPCEx) is the only gateway to the future career officers of the Brazilian Army's war military education line. In order to advertise the activities that occurred at school, EsPCEx uses Instagram as the main form of institutional dissemination. In this sense, the article has as its central theme to investigate the way the student's student preparatory body perceives the school's institutional communication through Instagram and the possible ways to think about content aligned with the generation that will be Provide the admission contest. The objective is to analyze the institutional communication of EsPCEx on Instagram, in order to propose solutions aligned with the entering public persona. The research presents two complementary methodologies being a bibliographic research and the elaboration of a questionnaire with students who are attending the school year. For the achievement of this work, the bibliographic study resorted to some authors such as Rose Marie Santini (2020), José Van Dijck (2021), Paulo Faustino (2021), Byung-Chul Han (2022) and Anna Remembeke (2022), among others, with the objective of deepening more about the problem that this article proposes to study. Also, a survey was conducted through a questionnaire, in order to understand how students, who are attending Espcex in the current, see the school's Instagram. As a result, suggestions will be presented to improve the school's institutional communication. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) | pt_BR |
dc.subject | Calendário editorial | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Gerações | pt_BR |
dc.title | Instagram da Escola Preparatória de Cadetes do Exército : análise do perfil para a proposição de sugestões de conteúdo | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INSTAGRAM DA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO ANÁLISE DO PERFIL PARA A PROPOSIÇÃO DE SUGESTÕES DE CONTEÚDO-1.pdf | 607,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.