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dc.contributor.advisorCunha, Karenine Miracelly Rocha da-
dc.contributor.authorCaldeira, Samuel Soalheiro-
dc.date.accessioned2025-01-06T14:07:14Z-
dc.date.available2025-01-06T14:07:14Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/14027-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Comunicação Social.pt_BR
dc.description.abstractA comunicação interna constitui um desafio para toda organização, em especial aquelas de maior porte, como é o caso do Exército Brasileiro (EB). Nesse sentido, o artigo apresenta um estudo de caso, referente ao Comando Militar do Planalto (CMP), acerca dos desafios da comunicação interna no Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx). Os objetivos do trabalho são: analisar as capacidades do SISCOMSEx, em relação à comunicação interna; identificar as principais dificuldades das Agências de Comunicação Social em relação à comunicação interna; e apresentar sugestões de ações do Órgão Central do Sistema para o aprimoramento da comunicação interna no âmbito do EB. Para a consecução deste trabalho, o estudo bibliográfico recorreu a alguns autores como Kunsch (2017), Curvello (2012), Duarte (2009), dentre outros, além de um vasto arcabouço normativo do EB. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, apoiada nas respostas de um questionário respondido pelos chefes de agências de comunicação social do CMP. Como resultado serão apresentadas propostas de ações a serem adotadas pelo CCOMSEx com o objetivo de se contrapor aos desafios da comunicação interna apontados na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractInternal communication is a challenge for every organization, especially larger ones, such as the Brazilian Army (EB). In this sense, the article presents a case study, referring to the Planalto Military Command (CMP), about the challenges of internal communication in the Army Social Communication System (SISCOMSEx). The objectives of the article are: analyze the capabilities of SISCOMSEx, in relation to internal communication; identify the main difficulties of Social Communication Agencies in relation to internal communication; and present suggestions for actions by the Central Agency of the System to improve internal communication within the scope of EB. To carry out this work, the bibliographic study used some authors such as Kunsch (2017), Curvello (2012), Duarte (2009), among others, in addition to a vast normative framework of EB. Methodologically, this is an applied research, with a qualitative approach, based on the answers to a questionnaire answered by the heads of CMP social communication agencies. As a result, proposals for actions to be adopted by CCOMSEx will be presented with the aim of countering the challenges of internal communication highlighted in the research.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectComunicação estratégicapt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleDesafios da Comunicação Interna no Exército Brasileiro : estudo de caso do Comando Militar do Planaltopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

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