Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Milena Lessa | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Felipe Afonso Soares | - |
dc.contributor.author | Santos, Adriele Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-07T14:00:24Z | - |
dc.date.available | 2024-05-07T14:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13670 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contextualização é uma prática cada vez mais incentivada por pesquisadores e documentos nacionais e internacionais relacionados com o ensino de ciências. Nesse sentido, sua implementação em sala de aula tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. Tendo em vista o exposto, bem como a necessidade de mapear o conhecimento já existente sobre o assunto, o que serve como ponto de partida para futuras investigações, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão da literatura sobre a contextualização no ensino de química e formular uma proposta de ensino sobre o tema em pauta para aplicação nas aulas de química dos colégios militares brasileiros. Para tal, foram consultadas 21 revistas QUALIS A1, A2, B1 e B2 da CAPES, Quadriênio 2013-2016. A busca resultou em um total de 31 artigos, os quais foram analisados conforme o periódico e ano de publicação, estratégia de ensino adotada e temática abordada. Os resultados mostraram que a revista Química Nova na Escola é a que exibe mais estudos sobre o tema; o ano de 2010 é o de maior quantidade de publicações; experimentação é a estratégia de ensino mais empregada para fomentar a contextualização no ensino de química; e os temas mais usuais são estrutura atômica, estequiometria e velocidade de reação. Nesse sentido, os dados obtidos balizaram a proposta de ensino que tem como eixo a experimentação CTS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Novas abordagens para o ensino de Química: contextualização e metodologias ativas em foco | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Grupo23_2023.pdf | 484,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.