Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Milena Lessa-
dc.contributor.authorGuimarães, Felipe Afonso Soares-
dc.contributor.authorSantos, Adriele Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-05-07T14:00:24Z-
dc.date.available2024-05-07T14:00:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13670-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA contextualização é uma prática cada vez mais incentivada por pesquisadores e documentos nacionais e internacionais relacionados com o ensino de ciências. Nesse sentido, sua implementação em sala de aula tem aumentado cada vez mais nos últimos anos. Tendo em vista o exposto, bem como a necessidade de mapear o conhecimento já existente sobre o assunto, o que serve como ponto de partida para futuras investigações, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão da literatura sobre a contextualização no ensino de química e formular uma proposta de ensino sobre o tema em pauta para aplicação nas aulas de química dos colégios militares brasileiros. Para tal, foram consultadas 21 revistas QUALIS A1, A2, B1 e B2 da CAPES, Quadriênio 2013-2016. A busca resultou em um total de 31 artigos, os quais foram analisados conforme o periódico e ano de publicação, estratégia de ensino adotada e temática abordada. Os resultados mostraram que a revista Química Nova na Escola é a que exibe mais estudos sobre o tema; o ano de 2010 é o de maior quantidade de publicações; experimentação é a estratégia de ensino mais empregada para fomentar a contextualização no ensino de química; e os temas mais usuais são estrutura atômica, estequiometria e velocidade de reação. Nesse sentido, os dados obtidos balizaram a proposta de ensino que tem como eixo a experimentação CTS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectSistema Colégio Militar do Brasil (SCMB)pt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleNovas abordagens para o ensino de Química: contextualização e metodologias ativas em focopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupo23_2023.pdf484,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.