Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Douglas Antonio da | - |
dc.contributor.author | Mantovani, Amanda Soares | - |
dc.contributor.author | Moreira, Ellen Martins | - |
dc.contributor.author | Batista, Gabriel dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-07T13:42:56Z | - |
dc.date.available | 2024-05-07T13:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13669 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como principal objetivo analisar de que maneira o ensino de Língua Portuguesa é empregado e desenvolvido no âmbito da sala de aula, a se pensar em sua funcionalidade, ou seja, nas práticas reais e nos usos da língua materna. Significa, pois, considerar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para além de sua estrutura, ou da língua como código e consequente decodificação/reprodução do texto por parte do leitor, mas sim, observar a aprendizagem pelo viés interacional/dialógico, conforme o que explicam Koch e Elias (2011). Desse modo, selecionamos estudos já desenvolvidos sobre o ensino da língua em questão e suas vertentes, analisando sua viabilidade. Trata-se, portanto, de um estudo analítico-descritivo, de cunho bibliográfico e também qualitativo, uma vez que nos propomos a analisar dados das pesquisas já realizadas, e que foram desenvolvidas no âmbito do Sistema de Ensino Militar no Brasil. Para tanto, valemo-nos especialmente de trabalhos desenvolvidos por Koch e Elias (2011), Antunes (2003) e Marcuschi (2005 e 2008), sobre aspectos do ensino de língua, incluindo as práticas de escrita, leitura e oralidade. Desse modo, pôde ser observado, a partir dos dados coletados, que as novas vertentes do ensino de Língua Portuguesa, embora ainda existam poucos estudos voltados à temática em relação aos Colégios Militares, contemplam o conceito de letramento e a interdisciplinaridade como princípios norteadores para um ensino-aprendizagem efetivo; ainda, que o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação são ferramentas úteis ao ensino ao passo que viabilizam uma aprendizagem ativa e que proporciona ao aluno posições de protagonismo na construção de seu conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) | pt_BR |
dc.title | Novas vertentes de ensino de Língua Portuguesa: a língua materna em sua funcionalidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Grupo22_2023.pdf | 382,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.