Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Douglas Antonio da-
dc.contributor.authorMantovani, Amanda Soares-
dc.contributor.authorMoreira, Ellen Martins-
dc.contributor.authorBatista, Gabriel dos Santos-
dc.date.accessioned2024-05-07T13:42:56Z-
dc.date.available2024-05-07T13:42:56Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13669-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso - Curso de Formação de Oficiais, Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, Salvador, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como principal objetivo analisar de que maneira o ensino de Língua Portuguesa é empregado e desenvolvido no âmbito da sala de aula, a se pensar em sua funcionalidade, ou seja, nas práticas reais e nos usos da língua materna. Significa, pois, considerar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa para além de sua estrutura, ou da língua como código e consequente decodificação/reprodução do texto por parte do leitor, mas sim, observar a aprendizagem pelo viés interacional/dialógico, conforme o que explicam Koch e Elias (2011). Desse modo, selecionamos estudos já desenvolvidos sobre o ensino da língua em questão e suas vertentes, analisando sua viabilidade. Trata-se, portanto, de um estudo analítico-descritivo, de cunho bibliográfico e também qualitativo, uma vez que nos propomos a analisar dados das pesquisas já realizadas, e que foram desenvolvidas no âmbito do Sistema de Ensino Militar no Brasil. Para tanto, valemo-nos especialmente de trabalhos desenvolvidos por Koch e Elias (2011), Antunes (2003) e Marcuschi (2005 e 2008), sobre aspectos do ensino de língua, incluindo as práticas de escrita, leitura e oralidade. Desse modo, pôde ser observado, a partir dos dados coletados, que as novas vertentes do ensino de Língua Portuguesa, embora ainda existam poucos estudos voltados à temática em relação aos Colégios Militares, contemplam o conceito de letramento e a interdisciplinaridade como princípios norteadores para um ensino-aprendizagem efetivo; ainda, que o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação são ferramentas úteis ao ensino ao passo que viabilizam uma aprendizagem ativa e que proporciona ao aluno posições de protagonismo na construção de seu conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectSistema Colégio Militar do Brasil (SCMB)pt_BR
dc.titleNovas vertentes de ensino de Língua Portuguesa: a língua materna em sua funcionalidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Grupo22_2023.pdf382,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.