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http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Brum, Rodrigo Flórido | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jaqueline Roieski | - |
dc.contributor.author | Meireles, Raphael Nicolete | - |
dc.contributor.author | Silva, Ronaldo Ferreira da | - |
dc.contributor.author | Costa, Saulo de Melo | - |
dc.contributor.author | Costa, Tiago Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-01T18:26:24Z | - |
dc.date.available | 2024-04-01T18:26:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13604 | - |
dc.description | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dada a complexidade das organizações nos dias atuais, a boa gestão dos recursos assume papel estratégico em sua capacidade de se manter sustentável e perene ao longo de sua trajetória. Independentemente do âmbito de sua atuação, seja no privado ou no público, a boa gestão é fator imprescindível ao seu sucesso. Uma das áreas mais importantes nesse contexto é o setor de aquisições. É por ela que todo insumo que faz a máquina organizacional girar adentra no que é conhecido como os “inputs” que sofrem transformação e logo são entregues à sociedade com valor agregado. Tanto na esfera privada quanto na pública o processo basilar se dá desta forma, porém quando se tratam das aquisições públicas, estas assumem certas peculiaridades que lhe são próprias. Primeiramente, o gestor público está vinculado ao princípio da legalidade, isto é, apenas poderá pautar suas ações no que a lei lhe permite fazer. Segundo, quando se lida com recursos advindos da sociedade há uma dupla responsabilidade no trato deste recurso pelo seu bom uso e pela transparência que este deve prestar ao cidadão e que por direito deve ter conhecimento do destino que se dá a esse recurso. Nesse contexto, a utilização de ferramentas e práticas administrativas é de fundamental relevância no alcance dos objetivos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma destas ferramentas que foi adotada no âmbito do Exército Brasileiro, na 6ª Região Militar - o Grupo de Coordenação e Acompanhamento de Licitações e Contratos (GCALC). Buscou-se evidenciar os resultados que foram obtidos com a implantação desta prática na Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), organização militar localizada na 6ª Região Militar, comparando os dados antes e depois da sua implementação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Licitações | pt_BR |
dc.subject | Aquisições públicas | pt_BR |
dc.subject | GCALC | pt_BR |
dc.title | Licitações centralizadas: uma análise sobre os resultados da implementação de um grupo de coordenação e acompanhamento de licitações e contratos na ESFCEx | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DECEX: DESMIL: ESFCEX: CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE, DO QUADRO COMPLEMENTAR E DE CAPELÃES MILITARES |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Grupo10_2023.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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