Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Andreia de Almeida-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:46:08Z-
dc.date.available2024-03-21T12:46:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13552-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo conduzir uma análise do ensino de inglês para os capitães matriculados no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélica, observando o desenvolvimento das habilidades linguísticas desses discentes durante o período que frequentam a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Para tanto, sigo a abordagem metodológica qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental. A análise baseia-se em diversos documentos regulatórios do ensino de idiomas no Exército Brasileiro, além da revisão de textos e artigos científicos relevantes sobre o tema. Além disso, para compreender a evolução histórica do ensino de inglês na instituição, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma militar que participara ativamente da criação da Seção de Idiomas na EsAO. A partir de uma perspectiva comunicativa sobre o ensino (LITTLEWOOD, 1981) e do conceito de glotopolítica (RIBEIRO DA SILVA, 2013), a discussão enfatiza a relevância da proficiência nas quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) no processo de ensino-aprendizado do capitão, a fim de prepará-lo para atuar efetivamente em diversos contextos internacionais. Finalizando, sugiro a construção de salas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem nas quais os docentes construirão atividades educacionais para fomentar uma evolução linguística mais completa, reestruturando o ensino de idiomas, conforme previsto no Plano Estratégico do Exército (BRASIL, 2020).pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to conduct an analysis of English language teaching for the captains enrolled in the Captains’ Career Course from the War Military Teaching Line, observing the development of such students’ linguistic skills during their studies in the Captains’ Career School (EsAO, acronym in Portuguese). Therefore, I use a qualitative methodological approach, employing a bibliographic and documentary research. The analysis is based on various regulatory documents concerning language instruction in the Brazilian Army, along with a review of relevant texts and scientific articles on the subject. Additionally, to understand the historical evolution of English language teaching in the institution, a semi-structured interview was conducted with an officer who has participated in the creation of EsAO Language Section. Drawing from a communicative perspective on teaching (LITTLEWOOD, 1981) and the concept of glottopolitics (RIBEIRO DA SILVA, 2013), the discussion emphasizes the importance of proficiency in the four language skills (listening, speaking, reading and writing) in the teaching-learning process of the captain, in order to effectively prepare them for diverse international contexts. In conclusion, I suggest the establishment of Virtual Learning Environments where teachers will design educational activities to foster a more comprehensive language evolution, restructuring language teaching as outlined in the Army’s Strategic Plan (BRASIL, 2020).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGlotopolíticapt_BR
dc.subjectProficiência linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem.pt_BR
dc.titleO ensino de inglês na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em : um olhar para as quatro habilidades linguísticaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.