Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Alan de Lima-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:44:54Z-
dc.date.available2024-03-21T12:44:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13551-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a aplicação do Desenho Instrucional (DI) no contexto do ensino a distância militar, com foco no interesse da aplicação pelo Exército Brasileiro. O DI desempenha um papel crucial na criação de estratégias educacionais eficazes, especialmente em ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso foi utilizada a pesquisa com base na revisão de literatura com foco na análise de conteúdo. Neste estudo, discutimos a importância que o do DI pode apresentar no desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativas e eficazes para os militares do Exército Brasileiro, destacando a necessidade de superar os desafios específicos enfrentados no ensino a distância militar. Além disso, apresentamos argumentos sólidos que respaldam a utilização do DI na prática, evidenciando sua contribuição para o engajamento dos discentes e para a formação militar. Exploramos também a criação da Matriz Instrucional e sua relevância no ambiente virtual de aprendizagem, bem como a importância do alinhamento entre DI e Matriz Instrucional. Finalmente, oferecemos sugestões práticas para a aplicação do DI no treinamento militar a distância, com o objetivo de aprimorar a qualidade da formação militar e preparar os militares de forma abrangente e eficaz para os desafios do século 21. Este artigo busca contribuir para o campo do ensino a distância militar, incentivando a implementação de estratégias instrucionais eficazes que fortaleçam a capacitação do Exército Brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis article explores the application of Instructional Design (ID) in the context of military distance learning, with a focus on the interest of the Brazilian Army. ID plays a crucial role in creating effective educational strategies, especially in virtual learning environments. To this end, research based on literature review with a focus on content analysis was used. In this study, we discuss the importance that ID can present in the development of meaningful and effective learning experiences for Brazilian Army soldiers, highlighting the need to overcome specific challenges faced in military distance learning. In addition, we present solid arguments that support the use of ID in practice, demonstrating its contribution to student engagement and military training. We also explore the creation of the Instructional Matrix and its relevance in the virtual learning environment, as well as the importance of alignment between ID and Instructional Matrix. Finally, we offer practical suggestions for applying ID to military distance training, with the aim of improving the quality of military training and preparing soldiers comprehensively and effectively for the challenges of the 21 st century. This article seeks to contribute to the field of military distance learning by encouraging the implementation of effective instructional strategies that strengthen the capacity of the Brazilian Army.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenho instrucionalpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTreinamento militar,pt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.subjectMatriz instrucionalpt_BR
dc.subjectExército Brasileiropt_BR
dc.titleO desenho instrucional do ambiente virtual de aprendizagem como elemento de apoio para ensino no Exércitopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
Aparece nas coleções:DECEx: DET Mil: CEP/FDC: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desenho instrucional do ambiente virtual de aprendizagem como elemento de apoio para ensino no Exército.docx.pdf159,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.