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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Jean-
dc.date.accessioned2024-03-21T12:44:03Z-
dc.date.available2024-03-21T12:44:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/13550-
dc.descriptionArtigo científico apresentado ao Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, como parte das exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu, para obtenção do grau de especialista em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo analisar como o emprego da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na fase de Educação a Distância (EAD) pode contribuir para a formação dos oficiais no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO). No decorrer do trabalho foram apresentados a história da educação e da EAD, as legislações específicas da EAD no Exército Brasileiro (EB), o ensino por competências, a EAD da ESAO e as metodologias de ensino para preparar o capitão para as operações de Amplo Espectro. Realizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória. Utilizou-se uma abordagem qualitativa procurando estabelecer as evidências em que a ABP pode contribuir para uma melhor formação do capitão aluno. Concluiu-se que na EAD da ESAO, ao empregar ABP por meio de situações-problemas práticas vocacionados para problemas reais e do cotidiano, os capitães podem vir a mobilizar as competências necessárias - conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências - para tomar decisões estratégicas nos conflitos de Amplo Espectro, preparando-se melhor para prosseguir no seu aperfeiçoamento na fase presencial do CAO na ESAO.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo analizar cómo el uso del Aprendizaje Basado en Problemas (ABP) en la fase de Educación a Distancia (EAD) puede contribuir a la formación de los oficiales en el Curso de Perfeccionamiento de Oficiales (CAO) en la Escuela de Perfeccionamiento de Oficiales (ESAO). A lo largo del trabajo, se presentó la historia de la educación y la EAD, las regulaciones específicas de la enseñanza en el Ejército Brasileño (EB), la enseñanza basada en competencias, la EAD de la ESAO y las metodologías de enseñanza para preparar al capitán para las operaciones de amplio espectro. Se realizó una investigación bibliográfica y exploratoria. Se utilizó un enfoque cualitativo para establecer las evidencias en las que el ABP puede contribuir a una mejor formación del capitán alumno. Se concluyó que en la EAD de la ESAO, al emplear el ABP a través de situaciones-problema prácticas orientadas a problemas reales y cotidianos, los capitanes movilizarán las competencias necesarias: conocimientos, habilidades, actitudes, valores y experiencias para tomar decisiones estratégicas en los conflictos de amplio espectro y estarán más preparados para continuar su perfeccionamiento en la fase presencial del CAO en la ESAO.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola de Aperfeiçoamento de Oficiaispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAmplo espectropt_BR
dc.titleA inserção da Aprendizagem Baseada em Problemas na educação a distância no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução do conteúdo da obra desde que seja, obrigatoriamente, citada a fonte. É proibida a reprodução para fins comerciais, bem como qualquer alteração no conteúdo da obra.pt_BR
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